Auxiliando o aprendizado de química com ferramenta virtual

  • Lucas Machado IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Igor Lorenzato Almeida

Resumo

Um dos grandes desafios da educação é desenvolver uma ferramenta que incentive o aluno a exercitar e aprimorar seus conhecimentos de uma forma eficaz e que se adapte aos limites de cada um. Assim surge o trabalho proposto pelo aluno Lucas Machado como trabalho de conclusão do curso técnico integrado em informática. Este projeto
tem como objetivo criar uma ferramenta atrativa e de fácil acesso que auxilie alunos de diversos níveis escolares no aprendizado de química. A proposta é que o usuário responda a perguntas de diferentes níveis de dificuldade com o auxílio do próprio aplicativo, que contará duas áreas de destinadas a resolução de problemas: Uma calculadora, com operações básicas e fórmulas, e um laboratório, que permite ao usuário combinar substâncias e analisar suas características. Além disso, o usuário será recompensado por seus acertos com novos recursos nas áreas citadas anteriormente e poderá acompanhar seu progresso em outra área destinada a exibição das conquistas do jogador. Para a realização deste projeto, foi elaborado um plano de estudos e trabalho, para garantir a sua efetiva conclusão. Esse plano iniciou-se, primeiramente, pela definição do tema do projeto e da escolha do professor orientador. A seguir, foi realizada uma pesquisa bibliográfica
acerca das ferramentas e dos conceitos utilizados no trabalho. Tal pesquisa auxiliou na melhor delimitação dos objetivos e na seleção da plataforma de desenvolvimento da ferramenta. Optou-se pelo sistema operacional móvel Android, visto que é o sistema presente na grande maioria dos smartphones, para que seja alcançado um maior número de usuários do aplicativo e facilitando o acesso ao mesmo. Após a pesquisa, foi feita a análise e modelagem do sistema utilizando
diagramas da linguagem UML, para definir as situações de uso e os problemas que podem surgir, auxiliando na resolução dos mesmos. Escolhidas as ferramentas utilizadas no desenvolvimento, teve então início a implementação do sistema, inicialmente com a elaboração do protótipo, assim verificando a viabilidade das demais etapas do desenvolvimento. Ao ser concluída a primeira versão do aplicativo, serão feitos testes de correção de código e de aceitação do público até que seja
finalizada a versão definitiva, que será disponibilizada na PlayStore. O sistema está sendo implementado no ambiente Android Studio, que apesar de ainda estar na versão BETA, foi o que mais se adequou às necessidades e preferências do autor. Até o momento, o protótipo possibilita que o usuário responda às perguntas e selecione o nível desejado ao atingir um determinado número de acertos, mas ainda não conta com as seções de apoio a resolução e de exibição de conquistas.
Tem-se como objetivo futuro, a parceria com um professor da disciplina de química para que a ferramenta seja utilizada por um determinado período em uma turma e sejam comparados os rendimentos com outra turma que não utilize a ferramenta como apoio na disciplina.
PALAVRAS-CHAVE: FERRAMENTA EDUCACIONAL, ANDROID, QUÍMICA.

Publicado
2014-09-10
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio