Fisiologia do medo
Resumo
Esta pesquisa sobre Fisiologia do medo foi motivada pela apresentação na primeira Feira de Ciências do IFRS ? Câmpus Canoas, no ano de 2013, despertando a curiosidade dos discentes dos cursos técnicos integrados e orientador. Neste evento, o trabalho obteve destaque entre os diversos apresentados, então, a fim de abordá-lo de maneira mais abrangente foi aceito como um projeto de pesquisa no Campus Canoas. Trata-se de um tema comum em nosso dia a dia, porém poucas pessoas sabem a quantidade de reações involuntárias que acontecem em nosso corpo, quando nos aproximamos de uma situação de risco, o medo nada mais é do que uma reação do comportamento defensivo, sendo fundamental ¬¬para evolução e sobrevivência dos indivíduos e espécies, estando diretamente relacionado ao que os pesquisadores classificam como ?consciência social?, no qual os indivíduos, ao se depararem com determinadas situações, conseguem consolidar aprendizagem e memória. Neste contexto, os objetivos deste trabalho envolvem a identificação das estruturas dos sistemas nervosos e endócrinos responsáveis pela regulação dos mecanismos motivacionais e emocionais
que podem estar relacionados à sensação de medo e dos efeitos provocados nos indivíduos, além de identificar os principais fatores que desencadeiam o medo nos jovens, estudantes do IFRS ? Câmpus Canoas. O método utilizado para explicar o conceito de medo foi a elaboração de vídeo e dinâmicas, além da elaboração de jogos para o diferenciando de ansiedade e pânico. Já a metodologia utilizada para compreender o medo dos estudantes, foi à aplicação de questionário
autoaplicado. A cerca dos estudos realizados é possível compreender parcialmente como o organismo reage, psicologicamente e fisiologicamente, a estímulos que causam medo, pânico ou ansiedade, estabelecendo relação com as estruturas dos sistemas nervoso e endócrinos envolvidas nestas respostas. A partir do questionamento dos alunos, é possível afirmar que existem algumas diferenças entre os medos masculinos e femininos e que o medo interfere na vida pessoal dos estudantes.
PALAVRAS-CHAVE: FISIOLOGIA; MEDO; ANSIEDADE.