Ações de inclusão no assentamento Belo Monte: oficina do pacote Office

  • Aline Graef de Souza IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • André Ficht
  • Felipe Dornelles Dal Pizzol
  • Giovani Comerlatto

Resumo

O Assentamento Belo Monte é uma comunidade rural organizada há mais de sete anos e constituída por membros do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD). Após ações de ocupações e protestos, o governo estadual reservou uma área, localizada a 25 km do município de Eldorado do Sul, onde hoje residem cerca de cinquenta famílias. Alguns jovens da comunidade utilizam a internet na escola fundamental, mas a comunidade, em geral, não consegue se apropriar desse conhecimento. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro da disciplina de Metodologia Científica, com o objetivo de conhecer a realidade das tecnologias de informação utilizadas no assentamento, analisar as necessidades de aprendizagem na área da informática e propor ações de inclusão digital. A metodologia utilizada foi exploratória, tendo como técnica de pesquisa a entrevista semi-estruturada, utilizada para conhecer a forma de acesso à internet, os tipos de equipamentos utilizados e os conhecimentos de softwares básicos utilizados pelos moradores. A partir dos dados coletados, buscou-se avaliar a capacidade do sinal de internet existente no local, a possibilidade desse sinal ser expandido, a necessidade de equipamentos para expandi-lo e a necessidade de oferecer conhecimentos de informática aos moradores do assentamento. Com os dados coletados, sobre os interesses de aprendizagem dos moradores e sobre a infraestrutura disponível no local, foram gerados gráficos que auxiliaram na organização da oferta de oficinas e dos conteúdos a serem ministrados nas mesmas. Em relação às análises realizadas, especificamente quanto ao interesse de aprendizagem em software para a utilização de planilhas eletrônicas, edição de texto e acesso à Internet, o principal motivo identificado, foi a necessidade de auxílio na gestão do trabalho daquela comunidade. Com este projeto de pesquisa, foi possível auxiliar a comunidade no sentido de apontar os meios de disponibilizar o acesso à internet a todos os moradores do assentamento e a inclusão digital desta comunidade. Com a realização das oficinas de aprendizado, foi possível atender as necessidades dos moradores identificadas no levantamento sócio-tecnológico.
PALAVRAS-CHAVE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; INCLUSÃO DIGITAL; OFICINAS DE APRENDIZAGEM.

Publicado
2014-09-10
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior