PENSAQUI: um objeto educacional abordando as transformações químicas

  • Érika Piacheski de Abreu IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Patrícia Nogueira Hübler
  • Daniela Rodrigues da Silva
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Vitor Secretti Bertoncello

Resumo

Os estudantes, quando estão aprendendo conteúdos desconhecidos, tendem a construir um entendimento com
base nos seus conhecimentos da vida cotidiana. Porém, estes conhecimentos não são, na grande parte das vezes, iguais
aos cientificamente aceitos. O professor tem, então, o dever de conseguir fazer com que seus alunos consigam desenvolver
um entendimento cientificamente aceito. Existem diversos métodos de ensino e aprendizagem destacando-se atualmente.
Isso se deve, principalmente, ao uso diário do computador e a crescente utilização de objetos educacionais. Assim, com o
desejo de criar uma forma inovadora de ensino e aprendizagem das transformações químicas, o presente trabalho possui
como objetivo a criação de um objeto educacional mediado pelo uso do computador, denominado PensaQui. Para o início
do desenvolvimento do objeto educacional, coletaram-se dados relativos a concepções de estudantes do primeiro ano do
ensino médio. Concluída a análise desses dados e tendo finalizado o roteiro do objeto educacional, iniciou-se o processo de
construção do mesmo. O desenvolvimento do PensaQui se deu através da parceria entre o Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que
possibilitou, além da troca de informações entre bolsistas/estudantes e coordenadores/professores, uma integração entre
as áreas de informática, design e química. O PensaQui foi construído por meio do software Adobe Flash CS5, devido a
possibilidade de criar um software interativo e com a presença de animações. A introdução do objeto educacional se realiza
através de três personagens que, quando em um ambiente escolar, se deparam com a divulgação de uma feira de ciências
e se perguntam sobre qual assunto poderiam pesquisar. Maria Clara, personagem principal, vai para casa e se encontra
com sua mãe, a qual solicita que ela coloque água para ferver, enquanto toma um comprido antiácido (neste ambiente é
possível visualizar animações, demonstrando os dois fenômenos). É importante ressaltar que essas duas situações são
fundamentais para o objeto educacional, pois é neste contexto que é inserido o conteúdo de transformações químicas. A
partir deste ambiente, é solicitado para que o usuário escreva uma hipótese sobre os acontecimentos, com suas primeiras
ideias. Após a finalização do texto, são apresentadas, para o usuário, outras hipóteses não cientificamente aceitas, a fim de
diagnosticar uma mudança de opinião, possibilitando que sua hipótese seja reescrita, caso considere necessário. Também é
exibido para o usuário textos com informações cientificamente aceitas, a fim de constatar o mesmo processo abordado
anteriormente. Quando o usuário finaliza o PensaQui, todas as informações inseridas por ele são enviadas para o professor,
a fim de que o mesmo possa realizar uma análise dos conceitos que não estão corretamente compreendidos, assim como
um acompanhamento do entendimento individual.
PALAVRAS-CHAVE: OBJETO EDUCACIONAL; TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS; INOVAÇÃO.

Publicado
2014-09-10
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio