Reciclagem do lixo: Uma visão social e cotidiana

  • Isadora Ribeiro Rainho
  • Hanna Victoria Oliveira Toledo
  • Alexssander Dos Santos Hemann
  • Antonio Hiran Sarmeto de Castro

Resumo

INTRODUÇÃO: O lixo no mundo moderno e consumista vem se tornando o grande problema ambiental. O que nos levou a realização de uma pesquisa de opinião em nossa comunidade sobre o tema. A partir dos resultados obtidos e analisados buscamos soluções para os problemas ocasionados através do lixo. Desde o descarte até leis existentes sobre o assunto e seus conceitos. Na visão social encontramos os catadores que dependem do lixo como fonte de renda.

 OBJETIVOS: Discutir com a comunidade escolar o problema do lixo eletrônico e conjuntamente buscar soluções para o mesmo. Mostrar a comunidade escolar os problemas ocasionados pelo descarte do lixo de maneira irregular. Promover um debate com a comunidade escolar sobre a importância de reciclar o lixo e através do mesmo fortalecer a consciência ecológica da preservação ambiental.

 METODOLOGIA: Primeiramente realizamos uma pesquisa com 50 pessoas de nossa sala de aula. A partir da análise dos resultados da pesquisa começamos a buscar respostas para as mesmas. Realizamos entrevistas com autoridades,pesquisamos sobre  leis de descartes , coleta  e formas de aproveitamento  do  lixo  na  cidade. Visitamos alguns galpões de reciclagem no município. Por fim montamos um folheto explicativo sobre o assunto.

CONCLUSÕES: A comunidade escolar não separa o lixo em suas casas. Sendo por isso necessário maior conscientização. Também constatamos que existem leis para o descarte de lixo, porém as mesmas não estão sendo cumpridas e quanto ao lixo eletrônico às pessoas de nossa comunidade escolar em sua grande maioria desconhece o assunto. Sendo necessária a realização de uma campanha de esclarecimento sobre o mesmo.

Palavras-chave: Reciclar; lixo eletrônico; coleta seletiva.

Publicado
2014-09-11
Seção
[Pesquisa] Resumos nível fundamental