Transformações Químicas: a Construção de um Objeto Educacional
Resumo
Os processos que envolvem o ensinar e o aprender demandam diferentes estratégias na busca por atender às necessidades de cada grupo em seu contexto escolar. Na área da educação em química, variadas estratégias têm sido utilizadas, como resolução de problemas, mapas conceituais, experimentação em laboratório, utilização de softwares educacionais, entre outros, as quais são utilizadas objetivando a compreensão de conceitos científicos por parte dos estudantes. Dentre as estratégias de ensino e de aprendizagem que possibilitam ao estudante construir conhecimento de forma dinâmica e inovadora, está o uso de objetos de aprendizagem virtuais ou objetos educacionais. O presente trabalho tem por objetivo construir um objeto virtual de aprendizagem de química, que permita problematizar dificuldades de aprendizagem dos estudantes, relacionadas a conceitos fundamentais sobre transformações químicas. Na fase inicial, este estudo de caso envolve a participação de estudantes de ensino técnico de nível médio da modalidade integrada do IFRS – Campus Canoas, em atividades de aprendizagem organizadas a partir de diferentes estratégias, como a resolução de problemas “em papel e lápis” e em atividades experimentais de laboratório, situações que permitem o diagnóstico das concepções dos estudantes a respeito dos conceitos em estudo. A análise das concepções apresentadas pelos estudantes permitirá a compreensão das dificuldades de compreensão que serão problematizadas no objeto educacional a ser desenvolvido. Conforme encontrado na literatura, um objeto de aprendizagem pode ser uma imagem, um texto, um som, um vídeo, um hipertexto, entre outras mídias. No caso deste trabalho, optou-se pela elaboração no formato de animação, utilizando o software Flash CS5, o qual permite introduzir aspectos dinâmicos no objeto que será elaborado. Pretende-se, com as animações, aumentar o grau de interatividade dos alunos com o objeto educacional, visando ampliar as possibilidades de aquisição do conhecimento e de aprendizagem. Nas atividades que já foram desenvolvidas, entrevistas utilizando histórias, onde fenômenos vinculados às transformações químicas constituíram situações a serem analisadas e explicadas pelos estudantes, algumas concepções, diferentes das cientificamente aceitas, foram evidenciadas, corroborando com outras pesquisas já realizadas na área da educação química. Além disso, as entrevistas possibilitaram identificar alguns aspectos que o objeto educacional deverá abordar, propondo a interação entre os estudantes e os conceitos científicos a serem compreendidos.