Experimentações com Robótica Educacional no Contexto do Projeto Robolab

  • Luciane da Silva IFRS Campus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Patricia Nogueira Hubler

Resumo

A robótica vem ganhando destaque no contexto educacional, pois favorece que os alunos compreendam conceitos abstratos de forma prática e aplicada. Além disso, ela promove a integração de áreas e conteúdos multidisciplinares, tais como: física, matemática, química, biologia, entre outras. Para que a robótica educacional seja efetiva é necessário trabalhar aplicações práticas, uma vez que é através delas que os alunos desenvolvem: (i) sua capacidade exploratória e investigativa, (ii) habilidades para a resolução de problemas reais, (iii) o estímulo do trabalho em equipe, do raciocínio lógico e da criatividade, na elaboração de soluções. Este trabalho tem sua origem no projeto de pesquisa Robolab, que propõe a implantação de um laboratório de robótica educacional no campus Canoas. Todo o projeto se fundamenta em pesquisa bibliográfica, exploratória e estudos de caso, que possibilitam aos alunos envolvidos um ambiente colaborativo, no qual podem realizar experimentações com robótica, interligando diferentes áreas do conhecimento. Basicamente, as atividades utilizam a plataforma Arduino e componentes eletrônicos (sensores diversos, shields, etc.). A partir dessas experimentações e das dificuldades apontadas pelos alunos em suas disciplinas do curso técnico integrado ao ensino médio, são organizados os conhecimentos multidisciplinares, de forma a elaborar, documentar e construir kits de robótica educacional que podem ser utilizados como ferramenta de apoio ao ensino de conteúdos didáticos. Além das dificuldades apontadas pelos alunos, foi realizado um levantamento sobre as diferentes áreas do conhecimento consideradas com maior grau de dificuldade entre os alunos do ensino médio do IFRS campus Canoas, após foram selecionados alguns conteúdos específicos de cada área, e, por fim, foram apresentados e discutidos em um brainstorming com toda a equipe do projeto. Todas as sugestões foram debatidas e documentadas, para então iniciar os estudos de caso aplicados. Com o andamento deste trabalho, foi possível concluir que há diversas possibilidades de aplicação de conteúdos didáticos com kits de robótica educacional e que através de sua utilização, os alunos terão a possibilidade de construir seu conhecimento de forma lúdica, superando as dificuldades que encontrariam caso o conteúdo fosse abordado somente da forma tradicional (teórica). Com a robótica educacional constrói-se um ambiente onde o professor deixará de ser o único agente provedor do conhecimento para tornar-se o mediador do processo de aprendizagem. Também foi possível constatar que durante a realização do projeto os alunos envolvidos, desenvolveram não só suas habilidades técnicas como também, escrita, comunicação, colaboração, interação e também aplicaram de forma prática nas experimentações, conceitos aprendidos em sala de aula. Na área da física os alunos têm explorado questões como velocidade e aceleração, utilizando carrinhos e foguetes; já na área da matemática vários são os cálculos utilizados para a definição dos dispositivos robóticos; na área de biologia o estudo e a aplicabilidade da teoria relacionada com os diferentes tipos de energias tem despertado o interesse dos alunos; na química as soluções tem se concentrado em tabelas periódicas, estudo dos átomos e misturas de elementos químicos. Enfim, pode-se afirmar que as experimentações realizadas têm contribuído de forma efetiva na formação científica, tecnológica e profissional dos alunos.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior