Seminário integrado: transformando a educação estadual

  • Eduarda Santos de Oliveira IFRS Campus Canoas
  • Gisele Palma
  • Igor Rosa dos Santos

Resumo

O cenário educacional atual tem evidenciado fragilidades nos sistemas educativos. Esses, na maior parte dos casos, encontram-se a serviço dos ideais neoliberais, mantendo a escola refém dos interesses das potências econômicas internacionais. Com o objetivo de romper com esse ciclo, a Rede Estadual de Educação/RS criou uma nova proposta de organização para o Ensino Médio (EM), constituída por duas linhas principais: o Ensino Técnico Integrado ao EM; e o EM Politécnico. É nessa segunda abordagem que o presente estudo está ancorado, mais especificamente, nos Seminários Integrados (SI), os quais viabilizam os pressupostos do EM Politécnico. Nesse contexto, delineou-se o problema da investigação, no que segue: ?Como se constituíram e são desenvolvidas as concepções, práticas e modos de articulação do Seminário Integrado, no Ensino Médio Politécnico, de uma das escolas da Rede Estadual de Educação, do Estado do Rio Grande do Sul??. Objetiva-se compreender e dar visibilidade aos processos educativos desenvolvidos pela Escola, contribuindo para sua disseminação e consolidação de uma educação comprometida com a democratização e a igualdade social, assim como compreender como se constituíram e são desenvolvidas as concepções, práticas e modos de articulação do SI, no EM Politécnico, de uma das escolas da rede estadual de educação, do RS. A pesquisa teve, inicialmente, caráter quantitativo, após, qualitativo, baseada nos fundamentos da abordagem fenomenológico-hermenêutica. Os pesquisadores que sustentam os estudos são, entre outros, Azevedo; Fazenda; Freire; Frigotto; Kuenzer; Lucarelli; Nóvoa; Gómez; Rios; Santos; Tardif. Para a coleta de dados estão sendo utilizados questionários, observações, análise de documentos e narrativas. Os sujeitos da pesquisa são alunos, professores, gestores, familiares dos alunos, e funcionários da Escola. A análise dos dados ocorrerá por meio da metodologia Análise de Conteúdo. Os dados coletados até o momento apontam para vários elementos que possivelmente tenham contribuído para o engajamento da comunidade escolar na realização dos SI na Escola investigada, tais como: a construção de um coletivo sólido, por parte da comunidade escolar; a formação acadêmica dos servidores da Escola; o sentimento de pertencimento da comunidade escolar em relação à Escola; o engajamento da equipe gestora com a realização de uma educação da melhor qualidade, mesmo antes da implementação da politecnia; a valorização do trabalho de todos profissionais da Escola, pela equipe gestora, independentemente da função exercida; a constituição de um ambiente escolar marcado pela leveza, alegria, acolhimento e amorosidade; o comprometimento com as quatro dimensões da competência do professor (RIOS, 2002): técnica, estética, política e ética.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior