Perfil do consumidor de calçados ecológicos

  • Mirele de Souza Otto
  • Carmen Rosane Zilch

Resumo

Este estudo foi realizado visando um maior entendimento sobre o consumidor de calçados ecológicos, visto que produtos com esse caráter estão cada vez mais presentes no mundo. O produto ecológico é uma alternativa para diminuição dos impactos ambientais causados pela sociedade consumista, pois para ser caracterizado como ecológico, em todas as etapas do seu ciclo de vida deve haver a minimização dos impactos ambientais. Para que as necessidades dos indivíduos sejam saciadas, é preciso que as empresas conheçam bem os consumidores a que podem satisfazer as necessidades. O estudo do consumidor é crucial para que cada vez mais as pessoas tenham suas necessidades satisfeitas de maneira mais prática, rápida e eficiente e para garantir o sucesso de uma organização. Além disso, A preocupação com os problemas ambientais trazem mudanças no comportamento dos indivíduos, sendo uma tendência para os próximos anos. Portanto, o estudo dos consumidores dos produtos ecológicos se faz fundamental no período em que vivemos. Os objetivos da pesquisa eram: entender o mercado de consumo e o consumidor ecológico; descrever as variáveis que influenciam no comportamento do consumidor; analisar as características que afetam o comportamento do consumidor e o processo de decisão do mesmo; e construir um modelo simples do perfil do consumidor de calçados ecológicos da empresa Insecta Shoes. Utilizou-se como base do estudo o entendimento das necessidades do consumidor, o processo de decisão de compra, conceitos relacionadas ao consumidor ecológico, bem como os fatores que contribuem para o conhecimento do mercado consumido. Foi utilizado o método de pesquisa quantitativa com o intuito de descrever as características da amostra composta por 317 consumidores de calçados ecológicos da empresa Insecta Shoes. O método de amostragem utilizado foi o por conveniência, pois o questionário foi enviado por email para todos os consumidores e se deu um prazo de uma semana para coleta das respostas. Os resultados obtidos permitiram identificar o perfil da amostra, sendo esses ativos ecologicamente e dotados de consciência ecológica. Concluindo-se que os consumidores são, em sua maioria, do público jovem feminino e com ensino superior completo.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio