World Game: uma alternativa autônoma

  • Mateus Thamborindeguy Frena
  • Lucca Vier Clemente da Silva
  • Dener de Castro Trein
  • Jean Carlos dos Santos
  • Eliane Velasco Simões Portes
  • Téoura Benetti

Resumo

Muitas vezes o professor subestima a capacidade do aluno quando lhe impõe a educação de forma tradicional, utilizando memorização e repetição de conceitos. Desta forma o pensamento individual e a criatividade de cada um e deixada do lado de fora da sala de aula. Este trabalho propõe a autonomia do aluno, fazendo com que o mesmo participe do seu processo de ensino aprendizagem desenvolvendo um material didático que poderá ser usado por outros colegas da mesma faixa etária. Dessa forma espera-se que o material criado e desenvolvido atinja o grupo possibilitando assim maior interesse e motivação a respeito da temática ambiental. O objetivo deste trabalho é a construção de um jogo didático de tabuleiro que questiona a respeito da temática ambiental. Este jogo criado por 4 alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS-Feliz pretende discutir a respeito de questões ambientais atuais. A primeira etapa do trabalho se constituiu da leitura de textos relacionados a temáticas ambientais. Os textos foram lidos e debatidos pelo grupo nas aulas de Química, onde o grupo precisava responder questões relativas aos mesmos. Estes textos serviram como base para elaboração das perguntas que fazem parte das cartas do jogo. A segunda etapa foi o desenvolvimento efetivo do jogo, ou seja, a parte material e visual. Foram utilizados utilização de softwares específicos para tratamento de imagens e edição de texto como Photoshop, Corel e Word além de materiais de suporte ao desenho, papéis diversos como Canson 120, 80 e 75 g/m2 brancos, sulfite para impressões e estudos iniciais; papel Contact para o acabamento das cartas; outros materiais de suporte como tesoura, fitas adesivas e cola. Esta etapa foi realizada nas aulas de Artes e em horários de orientação. A terceira etapa foi o teste do jogo pela turma. O resultado do trabalho foi a produção de um jogo didático. A partir desta proposta foi possível concluir que o aluno de ensino médio é capaz de atuar como pesquisador experimentando e buscando novas alternativas desde que sejam estimulados a agir com autonomia.
Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio