A Relação da Tecnociência e os Institutos Federais de Educação

  • Laura Menestrino Prestes
  • Vicente Zatti
  • João Pedro Medeiros Vasconcelos de Souza

Resumo

Tecnociência é um termo recentemente criado para explicar a relação bilateral da ciência com a tecnologia, que acaba por intensificar-se com o passar dos anos de uma forma que não se pode mais dissociá-las. A partir desta relação a ciência perde seu status clássico de busca pelo conhecimento e passa a sofrer uma redução quando é articulada com a tecnologia, sendo caracterizada por produzir conhecimentos aplicados que irão resultar em um produto ou algo para satisfazer a necessidade humana com valor monetário. Esta ciência então que se despe de qualquer pretensão de desvelamento da verdade e produção desinteressada de conhecimentos e passa a ser determinada pelos interesses produtivos que caracterizam justamente o conceito de tecnociência. No Brasil Contemporâneo, paralelamente a uma estratégia política onde a Educação e Tecnociência fazem articulações entre a ciência e a tecnologia, as dinâmicas do capitalismo atual transmite uma valorização bastante notável para a educação profissional e tecnológica. Este foi um dos fatores que possibilitou uma expansão significativa de cursos técnicos e tecnológicos e consequente criação dos Institutos Federais de Educação em dezembro de 2008. Estes, por mais que possuam uma proposta político-pedagógica alicerçada no ideal de emancipação do ser humano e busquem enfoque de formar o trabalhador de modo integral, aliando ciência, cultura e trabalho, possuem uma base divergente ao atenderem uma necessidade de formação de profissionais qualificados para atender o mercado de trabalho. Portanto através dessa concepção de empregabilidade, a Educação Técnica e tecnológica tem em vista um crescimento na geração de capital, tanto que as escolhas dos cursos que serão ofertados pelo Instituto Federal de Educação são feitas a partir da necessidade do local de implantação do mesmo. No desenvolvimento da pesquisa utilizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica de tecnociência e educação profissional, a hermenêutica crítica dos textos se desenvolve principalmente através de debates e reflexões de artigos. Com base na investigação do nosso problema de pesquisa, é possível afirmar que a necessidade do mercado de trabalho por profissionais qualificados e a proposta político-pedagógica dos Institutos Federais de Educação possuem uma relação antinômica.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio