Análise de estrutura organizacional da empresa Henerge LTDA

  • Gabriela Cunha César
  • Patrícia Rodrigues da Rosa

Resumo

Este estudo faz parte do trabalho de conclusão do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, que está sendo desenvolvido no IFRS campus Canoas, focando-se na área organizacional. O tema refere-se à estrutura organizacional de empresas, que estuda como as atividades são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas numa organização, buscando-se a melhor estrutura possível para a mesma. A organização objeto de estudo é a Henerge - Empresa de Manutenção e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda - que situa-se em Canoas, RS. A empresa possui 190 funcionários, atua há oito anos na região metropolitana de Porto Alegre e oferece serviços nas funções de manutenção de redes energizadas; construção de redes; iluminação pública; operação de subestação de energia; obras de urbanização; limpeza, conservação de prédios e jardinagem; dentre outros. Em um primeiro contato com pessoas que fazem parte da organização,identificou-se que atualmente enfrenta-se problemas relacionados à estrutura organizacional e consequente distribuição de funções e responsabilidades. Ocorre um excesso de tarefas centralizadas na cadeia de comando da empresa, não havendo uma distribuição e coordenação correta de tais tarefas; faz-se necessária uma descentralização para maior eficácia das atividades, porém ainda não se sabe ao certo como fazê-la. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral analisar a estrutura organizacional da empresa Henerge Ltda, sugerindo melhorias na distribuição de funções, autoridade e responsabilidade sobre as mesmas. Os objetivos específicos para tanto são: descrever a estrutura atual de cargos da empresa, identificando a relação de autoridade e responsabilidades em seu organograma; analisar a eficácia dessa estrutura, estudando seus possíveis problemas; sugerir modificações julgadas necessárias dentro da estrutura atual; e apresentar proposta de melhorias à empresa através de um novo organograma, se for o caso. A pesquisa é de natureza qualitativa e a estratégia utilizada no seu desenvolvimento é a pesquisa-ação. As principais técnicas de coletas de dados que estão sendo utilizadas são a entrevista em profundidade e a pesquisa em documentos. As entrevistas são semiestruturadas e inicialmente estipulou-se como meta entrevistar o dono da empresa e alguns dos funcionários responsáveis pelos diferentes setores. A coleta de dados está em andamento desde setembro de 2015 e entrevistou-se, até então, o proprietário da empresa, faltando ainda outros dois funcionários. Inicialmente constatou-se que a empresa não possui um organograma ilustrado e iniciou-se o trabalho com a elaboração do mesmo. Depois disso descreveu-se as atividades realizadas pelos funcionários nas diferentes funções e setores, observando-se que alguns cargos dispõem de atividades idênticas, assim como o fato de que os funcionários não exercem apenas as suas atividades-fim, havendo sobreposição e sobrecarga de atividades em determinados momentos. O excesso de centralização das decisões na figura do gestor (proprietário) leva os colaboradores a assumir uma postura de dependência que não seria necessária na maior parte dos casos, pois possuem competência suficiente para decidirem. Na próxima etapa desta pesquisa se estará elaborando uma proposta de novas disposições das tarefas, e possivelmente um novo organograma, buscando-se maior descentralização das decisões e melhoria dos diversos aspectos aqui descritos.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio