A Robótica Educacional para o Estímulo do Raciocínio Lógico em Escolas de Ensino Fundamental

  • Richard Leal Ramos
  • Patrícia Nogueira Hubler
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Felipe Tesche

Resumo

O mundo do trabalho tem exigido muitos profissionais qualificados nas áreas de ciências exatas, principalmente no que se refere à Tecnologia da Informação (TI), que ganhou grande destaque nos últimos anos. No entanto, a demanda por qualificação nessa área não está sendo suprida. As oportunidades de ensino profissionalizante por instituições de ensino e o preenchimento dessas vagas não são suficientes. Nesse contexto, o trabalho iniciado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ? Campus Canoas, busca incentivar a inserção de jovens do Ensino Fundamental de escolas públicas da região de Canoas, na área profissional de TI, aplicando as técnicas de Robótica Educacional (RE) aliadas à programação e ao desenvolvimento de sistemas computacionais. A iniciativa visa a associação da RE com conteúdos abordados no Ensino Fundamental. Para esse fim, adotou-se a utilização da plataforma Arduino, uma placa de prototipagem eletrônica, que adquiriu ênfase nos últimos anos. Os estudantes utilizarão kits robóticos, montados pelos bolsistas do projeto e relacionados a um conteúdo específico das áreas de ciências ou matemática do Ensino Fundamental. Serão utilizados smartphones para a programação dos kits. Durante o desenvolvimento do projeto verificou-se tipos de comunicações entre smartphones e robôs, como a utilização de módulos Bluetooth ou comunicação USB (Universal Serial Bus). Para o teste inicial, já concluído, utilizou-se: plataforma Arduino, módulo Bluetooth, protoboard, LED (Light Emitting Diode) e um smartphone com sistema operacional Android. A partir de comandos enviados via Bluetooth do smartphone, a plataforma Arduino recebeu comandos para apagar e acender o LED inserido no circuito. Entretanto, ainda não foi possível enviar instruções/códigos, apenas comandos pré-programados. Outros testes já estão no planejamento do projeto para serem realizados, como a comunicação via USB entre robôs e smartphones. Acredita-se que a aplicação de atividades lúdicas e pedagógicas em escolas públicas, utilizando robôs e dispositivos móveis para o ensino, desperte o interesse em estudantes e aptidões que um currículo tradicional não contempla.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio