Proposta e implementação de melhorias para a organização de fluxos de atividades e de formulários de controle
Resumo
Este estudo focou-se na área de produção da empresa Filhas da Véia, utilizando-se de análise de processos e da gestão da qualidade. O atelier localizado no centro de Canoas, RS, oferece serviços diversos como reformas, confecção de roupas para festas, roupas para dia a dia, fantasias e facção. A clientela é formada por noivos, padrinhos de casamento, uma loja de roupa masculina, estilistas e público em geral. Por ser uma pequena empresa familiar, e não possuir um administrador, as proprietárias (costureiras) não têm conhecimento de algumas ferramentas da administração, que podem melhorar o seu trabalho. Identificou-se como um dos problemas a serem resolvidos na empresa, a falta de planejamento e controle da produção, partindo-se da organização de seus materiais e fluxos de trabalho. O objetivo principal do estudo foi propor um plano de melhorias para a organização da produção da empresa. Os objetivos específicos para atingi-lo foram de identificar os processos de produção da empresa; descrever e analisar o fluxo atual das atividades; sugerir modificações necessárias no fluxo; identificar formulários de controles atuais; e sugerir novos formulários para as operações da empresa. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O método foi a pesquisa ação, onde se detectou um problema a ser resolvido e buscou-se propor soluções práticas para o mesmo, atuando como uma espécie de consultoria. A principal técnica de coleta de dados foi a entrevista em profundidade, do tipo semiestruturada, realizadas com as sócias da empresa no ano de 2014, época do estudo. Houve observação participante de forma aberta para analisar o fluxo de atividades da empresa e também pesquisou-se documentos. Procurou-se adaptar ferramentas estudadas teoricamente à situação prática dessa empresa, com o intuito de ajudar na gestão da mesma. Apresentou-se formulários e ferramentas diversos para a organização do processo produtivo. Acredita-se que com o uso dos fluxogramas a empresa pode fazer com que os desperdícios de tempo diminuam. E com o uso de formulários terá maior organização e controle de pedidos, tarefas e estoques, além das informações estarem separadas conforme a necessidade de controle de cada sócia, tornando mais fácil a busca de pedidos, medidas e materiais. Os formulários foram propostos sem uma definição de formato físico. Sugeriu-se que inicialmente a empresa os adote em papel impresso em uma gráfica, mas que no futuro, se a empresa fizer uso de computadores, esses formulários também possam ser trabalhados em sistemas computacionais. Sugeriu-se, ainda, análise do layout atual da empresa, visto que o mesmo também vem gerando desperdício de espaço e certa dificuldade de organização dos pedidos. Ao longo do ano de 2015 as sócias da empresa Filhas da Véia colocaram em prática as sugestões propostas neste trabalho ao final de 2014. Adotaram de forma bem sucedida os formulários para controle de materiais, os formulários para distribuição de tarefas e os formulários de medidas. Porém até o momento as sócias continuam utilizando o caderno de anotações, hábito difícil de desfazer-se.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio