Ensinando e aprendendo Matemática: Projeto MEAMA

  • Isabel Helena Comerlato
  • Jaqueline Molon
  • Vinícius Weite Thomé

Resumo

A criação deste projeto surge da percepção, por parte dos professores, de que os alunos ingressantes do Ensino Médio carregam consigo dificuldades em tópicos de matemática básica. Os alunos, tanto do ensino médio quanto das séries finais do ensino fundamental, em suas vivências em sala de aula, por vezes afirmam desconhecer ou não lembrar de determinadas definições matemáticas. Apesar do professor propor o resgate destes tópicos, nem sempre é suficiente fazê-lo em sala de aula. Assim, faz-se necessária a criação de outra forma de retomada de conteúdo. Como, no Câmpus Canoas do IFRS, há o Curso de Licenciatura em Matemática, no qual os alunos têm oportunidade de aplicar as práticas pedagógicas, de acordo com a grade, somente nos estágios a partir do quinto semestre, surgiu o questionamento: por que não oportunizar outros espaços de prática de ensino-aprendizagem, além dos estágios? Então o Projeto de Minicursos Ensinar e Aprender Matemática foi proposto para atender a esta dupla demanda: proporcionar aos alunos da Licenciatura em Matemática o contato prévio com atividades inerentes a profissão docente, como desenvolvimento de planos de aula, estudo e aplicação de metodologias diversificadas de ensino e produção de materiais pedagógicos, bem como oportunizar aos alunos do ensino médio a retomada de tópicos básicos de matemática. Na primeira etapa do projeto, fez-se o levantamento de temas de interesse dos alunos para os minicursos, através de um formulário online enviado, por e-mail, aos estudantes da instituição, posterior à divulgação do projeto em sala de aula, bem como um levantamento, juntamente com os professores, acerca dos conteúdos de ensino fundamental com os quais os alunos demonstravam maiores dificuldades. Concomitantemente, houve a divulgação do projeto aos alunos da licenciatura, a fim de proporcionar-lhes participação, de forma voluntária, como ministrantes dos minicursos. Atualmente, os minicursos já estão ocorrendo, juntamente com a preparação de materiais e divulgação dos próximos. Assim sendo, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de minicursos que visam o resgate de tópicos de matemática do ensino fundamental, os quais são ministrados por alunos da Licenciatura, oportunizando a eles uma experimentação da docência, ocorrendo no período de julho a novembro de 2015, sob a orientação de professores do Câmpus Canoas, tendo como público alvo os alunos do ensino médio da Instituição. Até o momento, os minicursos já ministrados obtiveram uma reação positiva tanto dos alunos ministrantes, que propuseram através de uma forma dinâmica a revisão de conteúdo, como dos alunos-alvo, que mostraram estar abertos a esta interação através de sua participação efetiva. Entre as sugestões dadas pelo público que frequentou os minicursos, estava a possibilidade de se utilizar outros recursos, como o laboratório de informática e materiais alternativos, para favorecer ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Em dezembro, ocorrerá troca de experiências entre ministrantes e a equipe executora do projeto, para avaliação das ações realizadas e tomada de decisões para a continuidade do projeto no ano seguinte. Considera-se que, até o presente momento, estamos atingindo os objetivos de forma satisfatória e contribuindo para a formação de todos os estudantes envolvidos.
Publicado
2015-02-06
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior