Leitura em Rede: novas tecnologias e incentivo à leitura
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de pesquisa “Leitura em rede: gêneros textuais, mídias e incentivo à leitura”, que tem como objeto a pesquisa em informação e comunicação para o desenvolvimento tecnológico e a ampliação da capacidade inovadora do IFRS - Campus Canoas. O projeto busca desenvolver novas formas de leitura e a partir da geração de produtos tecnológicos que utilizem mídias e tecnologias digitais a serviço de novos processos de tratamento dos gêneros textuais. As práticas de ensino e aprendizagem dos gêneros textuais contribuem à expansão das possibilidades de desenvolvimento da leitura e da escrita nos diferentes níveis de ensino, principalmente quando observamos que estas estão cada vez mais conectadas às novas tecnologias. Através da análise e da criação de possibilidades de interação tecnológica entre espaços textuais, o projeto visa repensar conexões entre linguagens, mídias e textualidade que contribuam à ampliação de horizontes sobre indivíduos, sociedade, processos transculturais, práticas discursivas e pedagógicas, a fim de transformar os modos de olhar a própria realidade em transformação. Também procura oferecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de saberes e tecnologias em prol de uma nova pedagogia da leitura. Frente a tal realidade, este projeto tem como desafio a aproximação entre os universos físico e virtual, de modo que os indivíduos consigam construir conhecimentos e aproximar-se da linguagem científica por meio da utilização de diferentes produtos tecnológicos, a exemplo de revistas acadêmicas e minibibliotecas virtuais.