Integração construindo espaços de articulação e interação para a transformação de práticas no Ensino

  • Cassiane Modesto Brum
  • Daniela Rodrigues da Silva

Resumo

Integração: construindo espaços de articulação e interação para a transformação de práticas no Ensino Médio Integrado Palavras-chave:Integração, Ensino Técnico Integrado, Ensino médio Integrado Um dos desafios a que o IFRS se propõe é o de formar profissionais capazes de lidar com conhecimentos científicos e tecnológicos em constante transformação e de aplicá-los de modo eficaz na sociedade, em geral, e no mundo do trabalho, onde filhos das classes populares precisam trabalhar antes dos dezoito anos de ida¬de. A oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio torna-se, nesse contexto, uma oportunidade para que os jovens vivenciem uma formação diferenciada de ensino Médio oferecido de modo geral em outras instituições.Outro dos desafios enfrentados pelos professores dos Institutos Federais (IFs) é encontrar possibilidades para o desenvolvimento de propostas que contemplem a integração. Como se pode organizar um currículo integrado, considerando as características específicas do contexto onde ele será desenvolvido, sem ignorar que a proposição de um currículo integrado não é uma soma de disciplinas constituintes da formação básica e da formação específica? O Objetivo do projeto é Planejar e desenvolver ações de integração no âmbito do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFRS ? Câmpus Canoas. Será desenvolvido como uma proposta qualitativa, comênfase àanálise de diferentes formas de ação envolvidas nos processos de ensino e de aprendizagem que serão vivenciados por professores e estudantes do IFRS ?Câmpus Canoas. As ações que serão realizadas incluem pesquisa de documentos, publicações e práticas a respeito da integração nos cursos técnicos de nível médio, análise e seleção de documentos, publicações e práticas sobre a integração nos cursos técnicos de nível médio, planejamento e desenvolvimento de ações de formação continuada junto aos professores interessados em participar do projeto, desenvolvimento de ações que visam incentivar a integração no processo de formação de professores junto aos alunos do curso de licenciatura em matemática, a construção de estratégias metodológicas de integração pelos professores participantes do projeto, e a realização de ações de integração com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS ?Câmpus Canoas. Tendo em vista que o projeto teve inicio recentemente, setembro/2015, até o momento realizou-se a pesquisa de documentos, publicações e práticas a respeito da integração nos cursos técnicos de nível médio, por meio da plataforma de periódicos da Capes, a partir das palavras: Integração, Ensino Técnico Integrado, Ensino Médio Integrado. Obteve-se como resultado, um total de 7.586, 1.902 e 92 artigos respectivamente. Dentre estes foram selecionados 13 artigos para análise de práticas de integração dentro do ensino médio e ensino técnico de nível médio, e que serão foco de estudo durante o desenvolvimento das próximas etapas do projeto.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Ensino] Resumos nível superior