Oficinas de matemática para deficientes visuais

  • Karoline Rigo Nunes Karoly
  • Jaqueline Molon
  • Ana Rebecca Nogueira Nunes

Resumo

O presente projeto de ensino surgiu a partir das dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de tópicos de matemática a uma aluna deficiente visual ingressante no Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Canoas. A partir do desenvolvimento das aulas observou-se a necessidades de fornecer suporte a esta estudante de modo a favorecer a sua aprendizagem e consequentemente promover a sua permanência no curso. Sabe-se que o desenvolvimento das disciplinas de matemática desse curso, logo em seu primeiro semestre, já exige uma série de conhecimentos matemáticos básicos de todos os estudantes. Além disso, ensinar matemática em um curso superior de licenciatura não se trata de uma tarefa simples, uma vez que envolve não somente o resgate ou a aprendizagem de conceitos matemáticos, mas também o olhar sobre o licenciando que precisa conhecer os conteúdos que irá, no futuro, ensinar. Aliado a isso, um cenário que conta ainda com a presença de uma aluna com baixíssima visão e dificuldades em matemática necessita de um olhar diferenciado e de outras estratégias para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as oficinas de matemática para deficientes visuais buscam dar suporte a esses alunos no resgate de tópicos de matemática básica, através do uso de materiais adaptados e de tecnologias assistivas disponíveis na instituição. Dessa forma, o projeto promove momentos de aprendizagem a todos os envolvidos, inclusive os bolsistas e professores, uma vez que é necessário buscar quais são as tecnologias assistivas disponíveis e aprender a utilizá-las observando suas potencialidades e limitações. Até o momento o trabalho com a aluna do curso de Licenciatura em Matemática vem sendo desenvolvido utilizando os seguintes recursos: computador com software leitor de telas, scanner com OCR e voz e Lupa Eletrônica Tipo Mouse Cam. Os professores colaboradores do projeto ministram, semanalmente, aulas de matemática adaptadas de acordo com os objetivos do projeto e nos demais períodos livres no turno de aula da estudante, a mesma desenvolve atividades programadas pelos professores com acompanhamento de uma bolsista do projeto. Paralelamente a este trabalho, os bolsistas do projeto pesquisam materiais que possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Nesse sentido tem-se trabalhado na elaboração de um manual de utilização de teclas de atalho para utilização do notebook, com objetivo de que a aluna adquira autonomia para utilizar o notebook disponível para utilização nas aulas, bem como os recursos de tecnologia assistiva nele disponíveis. Dessa forma os objetivos do projeto vêm sendo alcançados de forma satisfatória uma vez que as oficinas vem possibilitando o ensino ou a revisão da matemática básica a qual servirá de alicerce para o desenvolvimento do curso e consequentemente auxiliando na permanência da aluna público-alvo desse projeto na instituição.
Publicado
2015-11-06
Seção
[Ensino] Resumos nível superior