Construindo práticas de integração no ensino médio integrado

  • Camila Labres Nemos IFRS Campus Canoas
  • Cristiane Silva da Silva
  • Lisiane Celia Palma
  • Cassiane Modesto Brum

Resumo

Definimos por currículo integrado a organização do conhecimento e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, de forma a entender este currículo por conceitos que partem de um contexto de experiências já vivenciadas em uma totalidade concreta, com isso, temos a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFs), trazendo consigo esta proposta de práticas integradas, vinculadas com o ensino técnico de nível médio fornecido pela instituição. Por conseguinte foi criado o Projeto de Ensino “Integração: construindo espaços de articulação e interação para a transformação de práticas no Ensino Médio Integrado”, no IFRS – Campus Canoas, com o objetivo de construir práticas integradoras da educação básica à educação profissional e posteriormente a educação superior. Com isso, surge o seguinte questionamento: Como se pode organizar um currículo integrado, considerando as características específicas do contexto onde ele será desenvolvido, sem ignorar a complexidade da proposição de um currículo integrado? Para responder este questionamento, tem-se pesquisado em documentos, publicações e práticas a respeito de integração nos cursos técnicos de nível médio. Por meio das pesquisas realizadas, buscamos planejar e desenvolver ações de formação continuada junto aos professores interessados em participar dos encontros do projeto, sendo assim, o desenvolvimento destas ações visam incentivar práticas de integração no processo de formação de professores e futuramente junto aos alunos do curso de licenciatura em matemática, a construção de estratégias metodológicas de integração pelos professores participantes do projeto e a realização de ações de integração com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS – Campus Canoas, sem ignorar a realidade e contexto vivenciado diariamente pelos nossos alunos e professores. O projeto está sendo desenvolvido como uma proposta qualitativa, com ênfase à análise de artigos para a elaboração de práticas integradoras, juntamente com os professores e servidores do IFRS – Campus Canoas, posteriormente pretende-se pôr em prática as propostas elaboradas. Até o momento, selecionamos dez artigos que permeiam sobre o tema e realizamos alguns encontros com os professores interessados em participar do projeto. Nestes encontros tivemos uma assistência de oito professores das mais variadas áreas do conhecimento. Através de questionários e de alguns encontros realizados até o momento, alguns professores, servidores e alunos do curso superior de Licenciatura em Matemática esboçaram um profundo interesse em construir um conhecimento coletivo sobre o tema integração e aplicar as práticas metodológicas construídas de acordo com a realidade do IFRS – Campus Canoas. Para findar, a integração curricular visa à formação humanística do aluno, tornando a formação básica inseparável da formação profissional e social, com isso pode-se afirmar a importância da proposta de ensino integrado que os IFRS propõe quanto ao ensino das disciplinas consubstanciado com o contexto social do aluno, o ensino-aprendizagem torna-se imediato e eloquente.
Publicado
2017-03-17
Seção
[Ensino] Resumos nível superior