Roda Leitura: o compartilhamento incentivando o ato de ler

  • Jade Nogueira
  • João Carada
  • Glaucia Henge

Resumo

O Roda Leitura surgiu no ano de 2011 como uma ação desenvolvida por dois projetos: Redes Digitais de Leitura e Literatura na mão. No ano de 2013 os dois projetos se uniram formando o Programa Múltiplos Espaços de Leitura (MEL) no qual a ação era desenvolvida juntamente com outras três atividades de promoção de leitura. No ano de 2016, já consolidado como projeto, encontra-se em sua segunda edição. O projeto de extensão Roda Leitura foi criado a partir da necessidade de promover espaços efetivos de compartilhamento da leitura em voz alta, para que fosse possível desenvolver o ato de ouvir, de discutir ideias e saberes literários, ampliar o prazer e o gosto pela leitura, bem como incentivar os indivíduos a serem leitores e desenvolver o pensamento crítico, pois desde pequenos somos ensinados a ler para nós mesmos e pouco encorajados a ouvir e, principalmente, falar sobre livros. Para isso, o projeto promove encontros temáticos, sendo cada tema previamente definido pela coordenadora e pelos bolsistas, nos quais os participantes se organizam em uma roda e nessa cada um lê em voz alta o trecho do livro trazido de acordo com o tema. Depois de cada leitura é feita uma breve discussão sobre o livro lido. A roda também é preenchida por música, chimarrão e pipoca. A promoção da leitura também se dá virtualmente, através da página do Facebook e do blog do projeto, possibilitando os participantes e pessoas em geral acompanharem as atividades do projeto, dar e observar as dicas de leituras da página, além de notícias e divulgação dos próximos encontros. O projeto passou a expandir o seu público através de uma edição realizada na Feira do Livro do bairro onde se situa o Campus, visto que houve uma grande demanda pelo início das atividades do projeto e mais alunos conheceram e se interessaram pela ação após a primeira edição. Com a prática do compartilhamento e a discussão da leitura, pode-se perceber o quanto o indivíduo passa a ter visão ampla para o mundo, incentivo para ler novas obras e pensamento crítico acerca do que está sendo lido.
Publicado
2017-02-21
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio