Desenvolvimento de uma maquete para o ensino de energias sustentáveis e educação ambiental

  • Felipe Ricardi
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Patricia Nogueira Hubler
  • Queizy Sartori Domingues
  • Richard Leal Ramos

Resumo

Conforme estabelece o Art. 2. da lei Nº9795, de 27 de abril de 1999 da Constituição Federal, “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”. Porém, existem diversas barreiras para o cumprimento desta lei, bem como a falta de objetos de aprendizagem que façam com que o aluno tenha interesse por uma matéria que é basicamente teórica e que possui pouca demonstração prática. O presente trabalho traz como solução para isso a elaboração de uma maquete de uma casa, que é alimentada por três energias sustentáveis – eólica, hídrica e solar. Assim, tanto o aluno quanto o professor conseguem abordar esse tema em sala de aula de forma prática e ao mesmo tempo lúdica. A proposta tem como foco demonstrar na prática o que é explicado pelo professor em sala de aula, visando assim, tornar a apropriação do conhecimento mais simples e dinâmica. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e exploratórias, onde a bibliográfica teve como foco os componentes da plataforma Arduino e alguns componentes eletrônicos, assim como o referencial sobre as energias e sua aplicabilidade no dia a dia. Já a pesquisa exploratória possibilitou realizar diferentes testes e ver como era o real funcionamento dos componentes, com isso foi possível testar os componentes pesquisados de forma isolada, e integrada. Para a energia solar, foi desenvolvido um protótipo que realiza o movimento heliotrópico, seguindo o sol como um girassol. As modelagens da hélice e da base para o protótipo do girassol foram feitas utilizando-se da fabricação digital, com impressão tridimensional. Para a energia eólica, foi desenhada uma hélice que admitisse ventos provindos de várias direções, não se limitando somente a uma direção. Para a energia hídrica, foi pensado um sistema para o fluxo de água, passando por uma bomba para pressurizar a água, e aumentar a captação do gerador. A base do girassol já está quase pronta, faltando somente testes a serem realizados com novos códigos, para alcançar a excelência. Como a impressora 3D estava com problemas, a impressão da hélice e da maquete acabaram por serem adiadas, atrasando assim o cronograma do projeto. O sistema de captação de energia hídrica já está pronto. Para a finalização do projeto, será realizada a integração das energias na maquete, que realizarão um trabalho em conjunto para alimentação da mesma. Para trabalhos futuros, está sendo idealizada uma maneira de desenvolver um aplicativo Android, para auxiliar na proposta lúdica e pedagógica do projeto. Conclui-se que, em um mundo cada vez mais voltado ao consumo de energia elétrica é importante demonstrar como o processo de geração de energia ocorre, de modo a incentivar o consumo consciente desde os primeiros níveis de ensino.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio