Pensaqui: um objeto educacional sobre transformações químicas

  • Érika Piacheski de Abreu IFRS - Câmpus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli IFRS - Câmpus Canoas
  • Vitor Secretti Bertoncello IFRS - Câmpus Canoas
  • Patricia Nogueira Hübler IFRS - Câmpus Canoas
  • Daniela Rodrigues da Silva IFRS - Câmpus Canoas
  • José Cláudio Del Pino

Resumo

Resumo: Os estudantes constroem concepções sobre o conteúdo estudado, baseando-se  na vivência  de  seu  dia-a-dia.  Essas  concepções  nem  sempre  são  cientificamente aceitas, tendo de ser trabalhadas a fim de que os estudantes construam, sem ignorar suas antigas concepções, entendimentos cientificamente aceitos. O modo de ensinar tem  sofrido  diversas  mudanças.  O  computador,  juntamente  com  os  objetos educacionais,  se  torna  um  aliado  para  a  educação,  pois  os  estudantes  utilizam  um modo de entretenimento para, de uma forma interativa, aprender. O presente projeto tem  como  objetivo  construir  um  objeto  educacional,  com  a  finalidade  de  ajudar  ao estudante  a  compreender  conteúdos  relacionados  a  transformações  químicas.  O objeto educacional está sendo desenvolvido no programa Adobe Flash CS5. As etapas anteriores à construção foram de coleta e análise dos dados e construção do roteiro. A coleta  de  dados  foi  realizada  com  alguns  alunos  de  ensino  médio  do  IFRS  Câmpus Canoas,  os  quais  participaram  de  entrevistas,  que  consistiam  na  narração  de  uma história que continha situações onde a transformação química estava no contexto dia-a-dia  dos  personagens.  Nesta  etapa  de  coleta  de  dados, além  das  entrevistas,  os alunos  foram  a  um  laboratório  de  química  da  UFRGS,  onde  ocorreram  atividades experimentais. A partir da coleta, iniciou-se o processo de análise. Os dados analisados resultaram  em  artigos  na  área  de  educação  em  química  e  formam  a  base  para  o desenvolvimento do roteiro do objeto.  O roteiro  está organizado  em diálogos  entre personagens,  questões  abertas  e  fechadas,  e  leitura  de  textos  didáticos. Primeiramente,  é  apresentado  ao  usuário  o  ambiente  de  uma  escola,  onde  os personagens se deparam e se animam com o anúncio de um evento científico. Após, é apresentado ao aluno o ambiente da cozinha de uma das personagens. Este cenário é bastante  importante,  pois  é  onde  ocorrem  as  duas  transformações  químicas,  que tratam sobre a efervescência de um comprimido antiácido e a fervura da água, sobre as  quais  o  usuário  terá  de  pensar  e  interagir  com  o  objeto.  Após  o  usuário  ter observado  as  duas  reações,  é  possível  que  ele  escrea  a  sua  hipótese  sobre  os acontecimentos, sem ter acesso a nenhuma outra informação. A seguir, o estudante é levado ao ambiente do quarto da personagem, e é apresentada uma contra-sugestão, momento  em  que  os  personagens  apresentam  as  suas  hipóteses,  sendo  elas cientificamente  aceitas  ou  não.  Analisando  essas  contra-sugestões,  o  usuário  pode mudar  a  sua primeira hipótese  e tem o  contato com textos  cientificamente  aceitos. Novamente,  o  aluno  pode  criar  uma  terceira  opinião,  juntando  à  sua  primeira impressão, a hipótese dos personagens e os textos.  É importante ressaltar, que todos os dados que o usuário inserir serão armazenados, possibilitando que o professor os utilize  para  identificar  as  dificuldades  de  cada  aluno. Para  finalizar,  o  objeto sorteia algumas  questões  sobre  diversas  outras  transformações  químicas,  em  diferentes contextos,  para  que  o  aluno  possa  pensar  e  utilizar  os  conceitos  apresentados anteriormente pelo objeto, demonstrando se consegue ou não visualizar os conteúdos em diversas circunstâncias.

Palavras-chave: transformações químicas; objeto educacional; pensaqui.
Publicado
2014-07-16
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio