Práticas de leitura na alfabetização em um município do interior do Rio Grande do Sul

  • Juliana Grübler Lopes
  • Isabel Cristina Tedesco Selistre

Resumo

Alfabetizar letrando é oportunizar situações de aprendizagem nas quais o aluno tenha acesso a diferentes textos com usos sociais distintos, levando-o a compreender o funcionamento da língua. Ainda, ser alfabetizado compreende a capacidade não só de decodificar e codificar palavras, mas também a capacidade de estar inserido em situações de leitura e escrita de forma autônoma. O uso dos gêneros textuais no ensino é abordado nos principais documentos oficiais de orientação para o ensino nos anos iniciais: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ambos os documentos recomendam que o trabalho com os textos deva ser feito na base dos gêneros, sejam eles orais ou escritos, já que os mesmos fazem parte do cotidiano, pois somos submetidos frequentemente a diversas formas de comunicação. Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma alternativa metodológica baseada nos gêneros para trabalhar a leitura com alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Educação Básica em escolas da rede municipal de um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Foram definidas quatro etapas metodológicas para desenvolver o trabalho: (1) coleta de dados (relato escrito de todas as atividades realizadas com a turma durante uma semana, feito pelos professores das escolas e anos selecionados); (2) descrição dos dados (levantamento estatístico dos tipos de atividades desenvolvidas nas escolas); (3) análise dos dados (comparação dos tipos de atividades desenvolvidas com as atividades propostas pelos documentos oficiais); (4) estruturação de uma proposta que envolva a leitura de textos autênticos representativos de gêneros textuais relevantes para a realidade dos alunos em questão. Os resultados parciais obtidos através da execução das etapas 1 e 2 foram os seguintes: os professores contemplaram atividades de escrita, como ditados, construção de palavras ou frases e cópias; atividades de conteúdo gramatical com foco em ortografia e pontuação; exercícios envolvendo matemática e/ou raciocínio lógico; atividades artísticas (desenho, pintura e música); atividades recreativas – jogos e brincadeiras de roda; e atividades de leitura (hora do conto - professor como leitor; e leitura silenciosa - texto selecionado pelo próprio aluno). Em relação ao foco desse estudo, que é a leitura, constatou-se que as orientações dos documentos no que se refere a necessidade do uso de gêneros variados no processo de alfabetização não foram observadas.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível pós-graduação