Proposta de desenvolvimento de um repositório de objetos de robótica educacional no IFRS campus Canoas

  • Luciane da Silva IFRS - Câmpus Canoas, Brasil
  • Silvia de Castro Bertagnolli

Resumo

Os repositórios de objetos de aprendizagem (OAs) são ambientes digitais que têm como propósito a preservação, disponibilização, compartilhamento e interoperabilidade dos recursos educacionais. Nesse tipo de ambiente os OAs podem ser classificados e catalogados em um padrão de metadados específico para facilitar o acesso à informação através dos motores de busca e permitir que sejam reutilizados em diferentes contextos educacionais. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu durante a realização das atividades referentes ao projeto de pesquisa “RoboLab: implantação de um laboratório para experimentações em robótica educacional”, onde vários objetos e soluções robóticas são desenvolvidas, mas não são compartilhadas, pois não há um espaço virtual dedicado para esse tipo de documentação. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de desenvolvimento de um repositório digital que gerencie e disponibilize objetos de aprendizagem vinculados com a Robótica Educacional (RE), bem como toda a documentação a eles agregada. Para a elaboração da proposta realizou-se uma pesquisa exploratória dos principais repositórios educacionais existentes, tanto nacionais quanto internacionais, para verificar de que forma estão organizados e quais os padrões de metadados tem sido adotados para descrever seus conteúdos educacionais. Após, buscou-se analisar quais recursos tecnológicos seriam mais adequados para compor o desenvolvimento da solução e alguns aspectos estruturais foram definidos. Os resultados obtidos durante a realização deste trabalho demonstram que os principais repositórios foram desenvolvidos seguindo arquiteturas pré-determinadas e normalmente adotam padrões de metadados recomendados internacionalmente, como por exemplo, o SCORM (Sharable Content Object Reference Model). Alguns trabalhos relacionados apontam que a maioria dos repositórios de OAs têm utilizado recursos de catalogação e que isto contribui para as pesquisas de indexação automática, facilitando o processo de recuperação das informações. Esta proposta foi elaborada com base nos resultados das pesquisas realizadas e visando desenvolver um ambiente de fácil acesso, que facilite o trabalho dos interessados em conhecer e aplicar a RE em suas práticas pedagógicas. Para a modelagem do repositório digital, serão utilizados os diagramas da UML: (i) diagrama de caso de uso, que representa o comportamento do sistema; e (ii) diagrama classes, que representa a estrutura e relações das classes que servem de modelo para os objetos, além da elaboração de protótipos das principais telas. Sobre os recursos tecnológicos que serão adotados no desenvolvimento do repositório, a ideia inicial é utilizar as tecnologias JPA (Java Persistence API) para tratar da persistência dos objetos e JSF (JavaServer Faces) para a interface com o usuário. Já em relação ao modelo de desenvolvimento projetos de software, pretende-se adotar o MVC (Model View Controller) que é compatível com a linguagem de programação orientada a objetos Java, a qual será utilizada na etapa de implementação. Cabe observar que o trabalho encontra-se em fase de planejamento e modelagem, e com o andamento da implementação algumas modificações poderão ser incorporadas.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior