Caminhando para um futuro melhor

  • Camila Moreira Hahn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Lais Schmitz Andres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Vanessa Cardoso Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Eliane Velasco Simões Portes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Téoura Benetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Gustavo Klering Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Resumo

É importante informar e refletir a cerca de práticas diárias relacionadas ao ambiente a fim de protegê-lo e preservá-lo para futuras gerações. A Educação Ambiental no nível não formal pode auxiliar na compreensão dos efeitos de pequenas atitudes e contribuir para mudança de hábitos possibilitando uma transformação social. O objetivo deste trabalho é a construção de um jogo didático de tabuleiro que propõe atitudes ambientalmente corretas. Este jogo criado por 4 alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS-Feliz pretende esclarecer a respeito de atitudes positivas e negativas que diariamente são tomadas. Desta forma neste jogo a medida que o jogador (representado por um peão) vai caminhando no tabuleiro ele vai se informando a respeito de atitudes positivas e negativas relacionadas ao meio ambiente. A primeira etapa do trabalho se constituiu da leitura de textos relacionados a temáticas ambientais. Os textos foram lidos e debatidos pelo grupo nas aulas de Química, onde o grupo precisava responder questões relativas aos mesmos. Estes textos serviram como base para elaboração das perguntas de múltipla escolha que fazem parte das cartas do jogo. A segunda etapa foi o desenvolvimento efetivo do jogo, ou seja, a parte material e visual, onde se destacaram técnicas de colagem. Foram utilizados materiais de suporte ao desenho, materiais de pintura como rolinho, tinta acrílica, papéis diversos como Canson 120, 80 e 75 g/m2 brancos, sulfite para impressões e estudos iniciais; papel Contact para o acabamento das cartas; outros materiais de suporte como tesoura, fitas adesivas e cola. Esta etapa foi realizada nas aulas de Artes e em horários de orientação. A terceira etapa foi o teste do jogo pela turma. O resultado do trabalho foi a produção de um jogo didático. Este trabalho possibilitou a expressão dos alunos, suas preocupações e sugestões a cerca de atitudes consideradas ambientalmente inadequadas.
Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio