Haikaizando o espaço escolar: técnicas de aperfeiçoamento da escrita por meio da produção literária

  • Mariana Wagner
  • Sheila Staudt

Resumo

Através do incentivo à produção literária no ambiente escolar promove-se a criatividade e a intimidade com a língua materna dos estudantes. Deste modo, a produção da poesia sintética no ambiente escolar atrai os olhares e interesses dos alunos conectados com a velocidade moderna e, ao mesmo tempo, com diferentes culturas com o advento da internet, uma vez que o “haijin (quem escreve haikais)” consegue “capturar um instante, sem explicações, sem conclusões e sem memória. Um instantâneo.” (CALCANHOTO, 2014, p.09). Trazer um pouco mais perto da realidade do aluno a cultura oriental para compreender a nossa própria cultura é abrir os olhos ao mundo global que nos cerca, ao mesmo tempo em que começamos a entender os nossos costumes. Partir do presente para entender o passado é apenas uma das estratégias de aprendizagem utilizadas no projeto de Ensino “(Re)criando através da (re)escrita: oficinas de produção literária” com vistas a aprimorar a escrita e reescrita de textos produzidos por alunos do IFRS Campus Canoas. Temos como objetivo aprimorar a escrita dos alunos; conhecer a poesia de origem oriental, como o inventor do gênero Bashô; produzir haikais na métrica; promover o contato via leitura de autores brasileiros escritores de haikai como Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Erico Verissimo, Monteiro Lobato, entre outros, facilitando, neste processo, a transição do aluno-leitor para aluno-escritor por meio de oficinas semanais de escrita criativa, a fim de publicar e autografar um livro impresso ou online a partir da escrita e reescrita de haikais. São feitos encontros semanais com a bolsista e, durante as oficinas, ocorrem tanto momentos de leitura como de escrita, como também exercícios de contagem das sílabas poéticas. Eventualmente, é solicitada a produção de haikais com temáticas direcionadas ou livres para participação em eventos de Ensino ou culturais dos IFRS, bem como concursos literários que tematizam a poesia oriental. Os participantes das oficinas com presença superior ou igual 75% receberão certificados. Haverá também Mostra de HAIKAIS na V Mostra Cultural do IFRS Campus Canoas e exposição dos HAIKAIS com temática específica de cidade, viagem, deslocamento, urbano, etc. na VI Feira das Cidades do IFRS Campus Canoas, em agosto de 2016. De acordo com os resultados já obtidos, observamos o envolvimento dos alunos com a proposta de escrita e reescrita de seus haikais. Já na terceira semana, os alunos estão bastante avançados e produzem em média quatro haikais por encontro. Alguns que até então demonstravam certa dificuldade ou desinteresse pelo gênero haikai, pelo fato de desconhecerem, ao participarem das oficinas, vêm destacando-se em suas produções.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível médio