Pesquisa científica e ensino na educação básica e na educação profissional: desafios e possibilidades aos docentes e discentes das redes municipais, estaduais e federais

  • Rafaella Santana Bueno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Eduarda Costa de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Letícia Silveira Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Luiza Rassweiler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Sandro José Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Metodologia científica, Inovação, Educação básica

Resumo

O IFRS Campus Canoas, desde a sua implantação, tem organizado diversas atividades e eventos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Nessa perspectiva, pensou-se na criação deste projeto extensionista, cujos objetivos estão em estimar a pesquisa, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico tecnológico através da socialização de docentes e de discentes por meio de atividades e eventos, como a organização de oficinas/palestras de divulgação da iniciação científica e tecnológica. Tais palestras abrem uma discussão sobre os desafios da educação básica e profissional integrando alunos, professores e toda a comunidade escolar, focando principalmente na inovação científica do IFRS incentivando alunos a criarem e desenvolverem seus próprios projetos. Os princípios de educar pela pesquisa, nos quais os professores e alunos constroem conhecimento sobre os desafios de ensinar e aprender a partir do método científico, são as bases do projeto. Este convida docentes e discentes da rede municipal e estadual para palestrar ou promover palestras e oficinas sobre tal princípio e que buscam aprimorar conhecimentos e contornar problemas como, por exemplo, a falta de recursos, muito recorrentes em eventos científicos. O projeto conseguiu realizar ao longo de sua existência dois seminários que convidaram professoras e seus bolsistas a contarem suas experiências sobre os projetos que o IFRS proporciona justamente com o intuito de propiciar a todos os mais de 100 participantes dos eventos, o quanto a escola pode proporcionar para seus alunos. Estes seminários obtiveram uma avalição positiva por parte do público presente, que se mostrou interessado e que pediu os materiais apresentados nos seminários para levar até sua escola. Além disso, ocorreu também o lançamento da V IFCITEC, a Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS Campus Canoas, aberta ao público interno e externo do Campus e que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro de 2017. A mesma proporciona a divulgação da comunidade científica, troca de conhecimentos entre alunos e professores e conta agora com um software próprio desenvolvido pelos bolsistas participantes desse projeto de extensão. O programa busca facilitar tanto as inscrições dos projetos participantes da feira como as inscrições de voluntários e avaliadores, buscando praticar aquilo que propõe, o ensino pela pesquisa no Campus.

Biografia do Autor

Rafaella Santana Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Eduarda Costa de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Letícia Silveira Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Luiza Rassweiler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Sandro José Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Referências

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

Publicado
2018-02-20
Seção
[EXTENSÃO] Trabalhos expostos