Projeto Lema - ampliando ações: a elaboração de propostas didáticas e a inovação no contexto da educação matemática
Resumo
O projeto de ensino LEMA – Laboratório de Educação Matemática começou em 2016 e teve como objetivo inicial disponibilizar um ambiente no qual a comunidade acadêmica do IFRS - Campus Canoas - em especial os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, devido à necessidade de um espaço como este para dar suporte às disciplinas da área de educação - pudessem utilizar diversos recursos que auxiliassem no ensino e aprendizagem de matemática. A fim de contribuir para uma formação de professores investigadores de seu próprio fazer docente e aptos a criar inovadoras práticas de educação matemática, visto que a matemática tende a ser popularmente entendida como uma disciplina difícil e pouco acessível, uma das atividades desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do projeto é a de elaboração de propostas didáticas que permitam a construção do conhecimento por meio da experimentação. Assim, além de favorecer a formação dos licenciandos, o projeto contribui para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Essa contribuição está prevista através da aplicação destas propostas através de aulas, oficinas e minicursos oferecidos a alunos de diferentes níveis e modalidades de ensino e professores de matemática. Futuramente, estas propostas também estarão disponíveis no site do LEMA para serem consultadas e utilizadas por professores de matemática desta e de outras instituições de ensino. Para começar a elaboração das propostas, criamos um cronograma de orientações no qual definimos um tema, o/a(s) bolsista(s) ou voluntário/a(s) que irão desenvolver a proposta didática e o/a(s) professor/a(s) que irão orientar o trabalho. Os recursos didáticos, disponíveis no acervo do LEMA, a serem utilizados e as estratégias metodológicas são discutidas e definidas pelo grupo e a proposta didática é então escrita. Até o momento, foram elaboradas duas propostas didáticas, uma envolvendo razão e proporção e outra sobre frações. Estão em desenvolvimento quatro novas propostas didáticas, duas envolvendo espaço e forma, uma envolvendo frações e outra envolvendo o uso de jogos em aulas de matemática. Além das propostas concluídas e das que estão em andamento, está prevista a elaboração de seis novas propostas ainda nesta edição do projeto. Das propostas criadas, uma foi aplicada em uma oficina do Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática - POEMA, também desenvolvido na instituição. Participaram desta oficina estudantes da Licenciatura em Matemática e professores da rede municipal de Canoas, o que possibilitou uma importante troca de experiências. Sendo assim, percebemos que as diferentes ações desenvolvidas pelo projeto LEMA possibilitam aos alunos envolvidos a busca e compreensão de metodologias que melhor se aplicam em cada ação, articulando teoria e prática e construindo vínculos em diferentes níveis e modalidades de ensino e em diferentes níveis da formação profissional, favorecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, esperamos contribuir para uma formação mais completa do licenciando e oferecer novas ferramentas para que os professores de matemática desta ou de outras instituições de educação possam incorporá-las em suas salas de aula para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de matemática.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Brasília, 2010.