Elaboração de planejamento estratégico para uma indústria de fitilhos sediada na cidade de Esteio no Rio Grande do Sul: o desafio da aplicabilidade

  • Antonio Ricardo da Silva Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Lisiane Célia Palma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Planejamento estratégico, Indústria, Análise SWOT

Resumo

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de grande valor para as empresas que se propõem a um processo de crescimento sustentável. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal elaborar um planejamento estratégico que seja aplicável às condições de recursos humanos e financeiros da empresa alvo.  Seus objetivos específicos são: identificar as causas que levaram os Planejamentos Estratégicos anteriores a não terem sido utilizados para nortear as ações da empresa objeto de estudo, bem como, propor elementos para impedir que estes problemas se repitam; aculturar a empresa a embasar seu planejamento a partir da análise dos ambientes externos e internos (sociedade, colaboradores, clientes, fornecedores, representantes e acionistas); estabelecer junto à empresa a criação de uma equipe para implantação, controle e reavaliação do Planejamento Estratégico. O estudo ambienta-se em uma indústria, fundada em 1973 na cidade de Esteio/RS, atuante em todo território nacional fornecendo soluções em amarrações, denominadas “fitilhos”. Nas primeiras etapas, ocorreram interações através de entrevista a aplicação de questionários com colaboradores, representantes, fornecedores, acionistas e clientes da empresa, onde foi possível gerar insumos para análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities,threats – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) que por sua vez embasará, nas próximas etapas, o Planejamento Estratégico como um todo. Os dados coletados nesta primeira etapa demonstram coesão no que tange a visão de todos quanto às características da empresa, sendo um panorama apreciável tratar-se de uma empresa que possui como pontos fortes: a qualidade dos produtos, prazos de entrega ágeis e pós venda atuante. Por outro lado, evidenciam que a estrutura física da fábrica com equipamentos antigos e adaptados, aliada às limitações de espaços físicos são os pontos fracos a serem superados pelos atuais gestores. Nas próximas etapas, o trabalho se encaminha a redigir conjuntamente com os gestores o Planejamento Estratégico propriamente dito, sempre atento aos objetivos iniciais de ser aplicável às condições humanas e financeiras da empresa. Algumas questões estão bastante aparentes como: o uso da tecnologia para ampliar a abrangência comercial; a implantação de canais de comunicação para aproximar clientes; e instauração de plano de ação escalável para que os problemas atuais sejam resolvidos.

 

Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível superior