Fotomontagem de Las Vegas: a desorientação dos sentidos

  • Eduarda Dias Pedrão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

FOTOMONTAGEM DE LAS VEGAS: A DESORIENTAÇÃO DOS SENTIDOS Las Vegas, atualmente, concentra centenas de hotéis temáticos, contendo, dentro dela própria, dezenas de cidades. Se pudéssemos defini-la em duas palavras, estas seriam: ilusão e atração. Oficialmente fundada em 15 de maio de 1905,ela é a maior cidade do estado de Nevada (EUA), e quando se fala em Las Vegas a maioria das pessoas logo pensa nos deslumbrantes cassinos da cidade, o que a faz ser conhecida mundialmente como a "Fabulosa Las Vegas" ou "Um lugar de sonhos inimagináveis". O estudioso Renato Cordeiro Gomes, em um dos capítulos do seu livro Todas as cidades, a cidade intitulado"Cidade: texto, labirinto, montagem", traz o conceito de "fotomontagem" proposto pelo pintor e poeta Paul Klee. Este artista afirma que se pegarmos pedaços de cidades - megalópoles, metrópoles, etc.- diferentes e juntarmos (como em uma espécie de colagem), o resultado final sempre parecerá a mesma cidade, pois mesmo com suas particularidades, as semelhanças prevalecerão. Segundo Klee, a cidade é capaz de "desorientar os sentidos com sua arquitetura sem fim" e promover a "transcrição da realidade e afloramento da imaginação com suas imagens" (GOMES, 1994, p.25). A partir do conceito de "fotomontagem" podemos entender a palavra  ilusão proposta inicialmente para definir a cidade de Las Vegas. Ao visitá-la se pode conhecer inúmeras cidades, países e, até mesmo, continentes em apenas um dia, todos juntos em uma única cidade. Deste modo, percebemos que "romper com o racional é condição indispensável para a realização do humano e suas potencialidades inventivas" (GOMES, 1994, p.26). Para falar sobre a atração de Las Vegas, o conceito de intensificação da vida nervosa criado pelo sociólogo Georg Simmel encaixa-se perfeitamente. Este teórico asseverava que a modernidade, incontestavelmente, mudou o ritmo de tudo, muitas vezes, até causando consequências psíquicas, pois para responder a todos os estímulos, devemos reagir a mais de um ao mesmo tempo. No conceito de cidade, Simmel ressaltava que somos frequentemente expostos a estímulos - imagens, sons, anúncios, etc. - que acabam exigindo de nós uma sensibilidade específica, demandando um esforço da nossa capacidade de concentração. Os avanços tecnológicos e a racionalização da vida, segundo Max Weber, contribuem para que o cotidiano se torne, ao mesmo tempo, mais simples e mais complicado. É justamente, o que ocorre em Las Vegas: muitas cores, propagandas, luzes, lugares e, cada um de maneira singular, dentro da sua "própria cidade", exige, para que se possa melhor entendê-lo, um olhar mosaico.

Palavras-chave: cidade; ilusão; atração.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio