Projeto Lema ampliando ações: as NTICs no Laboratório de Educação Matemática

  • Rafael Dutra Ferrugem Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Laboratório de educação matemática, NTICs, Ensino e aprendizagem

Resumo

O projeto de ensino LEMA - Laboratório de Educação Matemática surgiu no início de 2016, a partir de algumas demandas do curso de Licenciatura em Matemática. Com a perspectiva de contribuir não só com a formação dos licenciandos deste curso, mas também dos estudantes do ensino básico desta e de outras instituições de ensino o projeto visa tornar o espaço físico de mesmo nome (LEMA) um ambiente para a construção do conhecimento matemático por meio da experimentação e para a produção e divulgação de ferramentas e estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem de matemática. Durante o seu primeiro ano de funcionamento, o projeto teve as atividades voltadas à organização do espaço cedido ao laboratório e à catalogação dos materiais para empréstimo. A partir daí, começaram a ocorrer os atendimentos à comunidade acadêmica e o LEMA tornou-se um local de referência para estudos, desenvolvimento de projetos, entre outras atividades acadêmicas. Sendo um laboratório o lugar da construção do conhecimento por meio da experimentação, as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) fazem parte das ferramentas que professores e futuros professores precisam utilizar para provocar aprendizagens a partir de investigações matemáticas. Assim, na atual edição, o projeto amplia suas ações promovendo a produção de propostas didáticas para o ensino de matemática também com a utilização das NTICs. Para isso, passaram a ser realizadas pesquisas a softwares com potencial para promover o ensino e aprendizagem de matemática. Esses softwares recebem uma ficha de identificação com informações como: possibilidades de uso, condições para instalação, link para a página do desenvolvedor, tamanho do programa, versão, imagens, observações e opiniões a respeito, entre outras. Compondo o repositório digital do LEMA disponibilizado à comunidade interna e externa através do site do laboratório, estão estas fichas de identificação de software, juntamente com outros links para sites de conteúdos inerentes à atividade docente. Como resultados parciais podemos destacar o conteúdo desse repositório digital já disponibilizado no site do LEMA, a construção de propostas didáticas envolvendo o uso de tecnologias e a aplicação destas através de uma oficina no projeto de extensão Poema. Essa oficina teve a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e de professores do município de Canoas, promovendo uma importante troca de experiências. Já estão previstas outras experiências de prática de ensino para aplicação destas propostas a estudantes do ensino básico no formato de minicursos por meio de outro projeto de extensão. Sabendo da importância de um laboratório como um lugar de construção ao invés de reprodução do conhecimento e do potencial que as NTICs têm de auxiliar nessa tarefa, é esperado que o projeto traga valiosas contribuições tanto para a formação inicial de futuros docentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas quanto de estudantes do ensino básico desta e de outras instituições de ensino.


Biografia do Autor

Rafael Dutra Ferrugem, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Estudante de licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Canoas. Ensino Médio concluído no Colégio ULBRA São João. Ex-bolsista de Iniciação Científica Júnior pela FAPERGS durante o período 2014-2015, atuando no projeto de nanocatalisadores para células a combustível, relacionado a área de eletroquímica no Laboratório de Estudos Eletroquímicos, no Centro de Microscopia Eletrônica e Microanálise da Universidade Luterana do Brasil. Atualmente trabalha como bolsista no Projeto de Ensino LEMA - Laboratório de Educação Matemática, também no IFRS - Canoas.
Núbia Lúcia Cardoso Guimarães, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Canoas. Possui mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou duas pós-graduações em nível de especialização: uma em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande e outra em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduou-se no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Rio Grande. Atualmente atuando nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e no Curso de Licenciatura em Matemática e coordenando o Projeto de Ensino LEMA - Laboratório de Educação de Matemática

Referências

LORENZATO, Sergio. O Laboratório de Ensino de

Matemática na Formação de Professores. Campinas,

SP: Autores Associados, 2012.

MELO, Felipe Guilherme; AMORIM, JOsé Adeildo de; BARROS, Bruna Rosa de. Abordagens educacionais e desenvolvimento de recursos educativos digitais para o ensino da matemática. Congresso Internacional TIC e Educação, 2, 2012, Alagoas: Universidade Federal de Alagoas, p. 216-236.

Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível superior