InovaLab@Restinga: tirando a sua ideia do papel

  • Justtyne Monteiro Costa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga
  • Shaiane Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga
Palavras-chave: FAB LAB, Inovação, Empreendedorismo

Resumo

O projeto InovaLab@Restinga tem por objetivo fazer oficinas Maker’s para propiciar momentos de elaboração e desenvolvimento de projetos em parceria com a comunidade escolar e externa, unindo os saberes populares e acadêmicos ao promover o dialogo entre servidores, estudantes e moradores do bairro. Ao oportunizar esta interlocução entre comunidade e instituição de ensino e tecnologia deseja-se contribuir na elaboração de ideias, a formação de lideranças locais e multiplicadores dos conhecimentos desenvolvidos. Além desse objetivo, buscamos trabalhar num intuito de tornar este ambiente de ensino e aprendizagem criativa parte da rede mundial FAB LAB compondo um dos laboratórios de divulgação educacional do Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT. Esta perspectiva educacional, que tem por propósito a construção colaborativa visando a auxiliar pessoas empreendedoras a concretizarem ideias inovadoras, indo ao encontro de ações em curso no instituto. O InovaLab@Restinga é, portanto, um espaço colaborativo de criação de desenvolvimento de protótipos através da utilização de materiais de diversos. Nas primeiras análises, observa-se que os participantes apropriaram-se de maneira significativa dos materiais e da proposta das oficinas, demonstrando satisfação e empenho na hora que começaram a fazer seus primeiros protótipos. Outra questão que vale destacar é que os participantes relacionam as diversas áreas do conhecimento no decorrer das atividades, o que oportuniza a relação entre o saber escolar e o saber voltado à prática profissional, algo que é previsto pelo projeto pedagógico dos institutos federais e que pode promover mudanças significativas na comunidade da Restinga e da sociedade como um todo, pois vai ao encontro da concepção de educação profissional e tecnológica que se dá pela relação entre trabalho, saberes populares, saberes científicos e tecnologia. Conclui-se que as práticas oferecias proporcionam um resultado satisfatório que beneficiam a construção de novos desenvolvedores e ambientes de igualdade onde todos podem transformar seus sonhos em realidade.

Publicado
2018-02-20
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior