Programa Mel: atividade permanente de leitura no curso Proeja do IFRS - câmpus canoas

  • Maiara Schein Trevisol Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Romir de Oliveira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Resumo

A Atividade Permanente de Leitura, realizada no curso técnico na modalidade PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do IFRS - Câmpus Canoas, visa a incentivar jovens e adultos à prática da leitura por meio do exemplo do professor como leitor. A atividade consiste em, semanalmente, um professor reservar um período de aula de sua classe para realizar uma atividade de leitura. Os professores de todas as disciplinas do curso participam, visto que há um cronograma de leitura que abrange de forma alternada todos os dias e períodos de aula. Tal atividade é de extrema importância para mostrar aos alunos, cuja história de vida pessoal e escolar não foi a de uma grande experiência no mundo da leitura, o quão importante, divertido e, ao mesmo tempo, instigante pode ser a realização de uma leitura. Esta atividade faz parte do programa de extensão Múltiplos Espaços de Leitura (Programa Mel), que visa a pôr mais leitores ativos no mundo, e consequentemente, mais mentes pensantes, com censo crítico e poder de argumentação. A prática da leitura, em seus mais diversos gêneros e formas (jornais, revistas, materiais impressos ou digitais, livros literários, livros dramáticos, etc.) é feita, nessa ação extensionista, de forma convidativa, formal ou informal, mas sempre de modo que os alunos gostem e se envolvam com os textos partilhados. A forma de realizar a atividade fica a critério dos professores, visto que eles são os agentes que precisam dar o exemplo como leitores. Entre as formas de leitura realizadas pelos professores, as leituras dramáticas ou leituras em voz alta são muito bem recebidas pelos alunos. De maio de 2013 até o momento, foi contabilizada uma média de 22h de leitura realizadas com todas as turmas do PROEJA. Esperamos, com o desenvolvimento da Atividade Permanente de Leitura, que os alunos do PROEJA ganhem mais intimidade com a leitura e que passem esse hábito adiante em seu meio familiar. Vinculada a esta atividade, há também outra ação do Programa Mel, as minibibliotecas de sala de aula, o que facilita a escolha de leituras por parte de professores e alunos, pois os livros se encontram dentro de suas próprias salas de aula.

Palavras-chave: leitura, proeja, interdisciplinaridade.
Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio