Práticas de coaching alinhadas à Gestão de Pessoas

  • Milena Oliveira Feijó Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Gestão de pessoas, Coaching, Turnover

Resumo

O setor de Gestão de Pessoas aperfeiçoa-se ao longo do tempo a partir das mudanças sociais, econômicas e políticas do seu entorno. A partir da década de 1990, novas formas de gerenciamento do capital humano vêm buscando a motivação e o engajamento dos colaboradores como objetivos estratégicos das organizações para melhorar a competitividade e a retenção de talentos. O coaching tornou-se umas das ferramentas usadas para alinhar tais objetivos à gestão de pessoas de empresas de grande porte, visto que fornece meios para a integração da vida pessoal com a profissional através de aspectos motivacionais, de forma a alavancar o desempenho organizacional. Tal prática, por outro lado, vem sendo utilizada por uma empresa de pequeno porte pertencente ao ramo de serviços de beleza que tem apresentado um baixo índice de turnover, incomum para o setor. A partir disso, o presente estudo busca analisar como a prática de coaching pode auxiliar a gestão de pessoas de um salão de beleza. Os objetivos formulados para o alcance desta análise compreendem: descrever as práticas de gestão de pessoas usadas pela organização, através de entrevista com os dois gestores responsáveis; identificar a percepção do quadro de funcionários sobre as técnicas de coaching desenvolvidas através da aplicação de questionário fechado e da observação não participante nos encontros mensais, realizados pelos gestores, em que são feitas dinâmicas motivacionais com os funcionários e; verificar os índices de turnover da organização de 2012 aos dias atuais, a partir da análise documental dos documentos de contratação e desligamento deste período. Sendo o coaching objeto de constante discussão, tanto na esfera empresarial como acadêmica, espera-se que o presente estudo seja capaz de fomentar o debate sobre práticas de gestão de pessoas mais humanas e alinhadas às realidades pessoais, notadamente nas micro e pequenas empresas que, de forma geral, não fazem uso de técnicas motivacionais. A estrutura do estudo baseou-se na metodologia de estudo de caso único, do tipo descritivo com os paradigmas quali e quantitativo e coleta de informações para a triangulação de dados. Com a análise dos dados, espera-se obter informações capazes de relacionar as técnicas coaching em uma empresa de pequeno porte com suas baixas taxas de rotatividade.

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Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível médio