Releituras machadianas: a produção audiovisual como alternativa para reler os contos de Machado de Assis
Resumo
O projeto de ensino Releituras Machadianas, iniciado em 2016, visa promover um contato maior entre os alunos do IFRS Canoas e o escritor Machado de Assis por meio das novas mídias, visto que a leitura é um hábito de apenas 56% da população brasileira, segundo pesquisa divulgada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro (IPL). A dificuldade de se ler o autor com adolescentes leitores do século XXI clama por técnicas de aproximação com os textos desse grande nome da literatura brasileira mais próximas da realidade do aluno e sobre as quais eles têm pleno domínio. O viés do cinema ou das revistas em quadrinho são algumas propostas para reler os textos machadianos a partir do olhar do aluno que fará uma releitura dos contos para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como aproximá-lo da linguagem contemporânea. Para gerar essa proximidade são realizados, semanalmente, os “Encontros com Machado”, todas as terças-feiras, em três horários distintos, para leitura e discussão dos contos machadianos, além de exibição de curtas em que os alunos podem ter um contato maior com a obra. Para aumentar ainda mais esse interesse, o projeto está realizando paralelamente aos encontros, oficinas de roteiro, com o objetivo de ajudá-los a entender as técnicas que servem de base para a confecção de um curta-metragem. As oficinas são abertas a todos os alunos do campus, principalmente para os alunos dos segundos anos do ensino médio integrado, que estudam o Realismo e Machado de Assis, pois a eles é solicitado um trabalho de releitura dos contos machadianos em forma de curta na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura II. No final dos encontros, os estudantes recebem certificado e são estimulados a fazer a própria releitura. Todo o material trabalhado durante os encontros e os curtas dos segundos anos serão apresentados no II Festival Literário do Campus Canoas, a ser realizado em novembro de 2017.
Palavras-chave: Machado; releitura; audiovisual