Atividades de leitura e práticas de escritas no Proeja do IFRS – Campus Canoas

  • Ariana Klein Costa Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
  • Ivana Cândido Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
  • Cládis Radavelli Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
  • Silvana Zardo Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, Letramento, Literatura

Resumo

O projeto de ensino Alpes: Atividades de Leitura e Práticas de Escrita retoma algumas ações realizadas no IFRS - Campus Canoas, no período de 2011 a 2014, voltadas para o Curso Técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática – Modalidade Proeja. Observa-se que os alunos da modalidade Proeja precisam desenvolver as suas habilidades de leitura e escrita, pois apresentam diferentes graus de letramento ao ingressar no ensino médio. Para preencher essa lacuna, o projeto visa a aperfeiçoar o letramento dos alunos, por meio de diferentes formas de leitura, do contato com livros e da produção de textos. O projeto constitui-se de três ações de promoção da leitura e da escrita: (1) Encontros presenciais com os alunos em horários extraclasse para realizar atividades de leitura e escrita. As atividades são preparadas e aplicadas pelos colaboradores do projeto, com a participação e auxílio dos bolsistas. Nos encontros, são realizadas atividades de interpretação textual, produção textual, jogos linguísticos, atividades estruturais, entre outras. Os alunos do curso participaram de forma voluntária, conforme sentirem a necessidade de aprimorarem suas práticas de leitura e escrita. (2) Atividade semanal de leituras dirigidas pelos professores em sala de aula, conforme calendário definido com os professores que optarem por realizar essa atividade. (3) Foi implementada uma minibiblioteca de sala de aula na turma do segundo ano do curso: trata-se de uma estante na sala de aula com aproximadamente trezentos livros de literatura brasileira e estrangeira. As bolsistas realizaram o registro dos livros e a decoração da estante. O empréstimo dos livros é livre, bastando o usuário anotar a retirada e entrega. É importante incentivar a leitura dos jovens e adultos que tiveram acesso irregular à escolaridade ao longo da sua formação. É fundamental oferecer mais e diferentes oportunidades de leitura a estes alunos, que não tiveram a prática de ler regularmente na infância ou adolescência. O livro estende a imaginação humana e oferece outros horizontes, alargando o repertório do que é conhecido.

Biografia do Autor

Ariana Klein Costa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
Autora. Bolsista do projeto Alpes. Aluna do segundo ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - Modalidade Proeja.
Ivana Cândido, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
Coautora. Bolsista do projeto Alpes. Aluna do segundo ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - Modalidade Proeja.
Cládis Radavelli, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
Estudante voluntária. Coautora.
Silvana Zardo Pacheco, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
Coorientadora. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Fabiana Cardoso Fidelis, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Sul - Campus Canoas
Coorientadora. Coordenadora do Projeto Alpes.
Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível médio