As contribuições da responsabilidade social para os funcionários de uma agência bancária

  • Melissa Menezes Schwarz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Lisiane Celia Palma Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Responsabilidade social, Satisfação, Gestão

Resumo

Ao longo dos anos, a população humana tem realizado diversas atitudes irresponsáveis em relação ao meio ambiente, motivo pelo qual, hoje, temos enfrentado diversos problemas ambientais no mundo em que vivemos. Por esta razão, as organizações foram obrigadas a alterar seus valores empresariais, incorporando aos seus princípios o comportamento socialmente responsável, que é caracterizado como a responsabilidade empresarial sobre os impactos ambientais causados ao meio e o auxílio para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade e seus stakeholders, ou seja, para todos aqueles que se envolvem com a organização. Sendo assim, o problema de pesquisa que guia esse trabalho de conclusão do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio é: “como a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) contribui para a satisfação profissional dos funcionários de uma organização?”. Para responder a esse questionamento optou-se por investigar a RSE e seu impacto nos funcionários de uma agência do Banco do Brasil pois já foram realizados outros estudos a respeito, mostrando que de fato a organização pratica a RSE e que se classifica como uma boa empresa para se trabalhar. Para responder ao problema, foram traçados quatro objetivos específicos: (1) analisar quais são os elementos que fazem como que a organização seja considerada socialmente responsável; (2) verificar quantos funcionários se envolvem com os programas de responsabilidade social da empresa; (3) descobrir os resultados da RSE para todos os funcionários da organização e (4) analisar as diferenças entre os resultados daqueles que participam do programa de RSE e daqueles que não participam. Delimitou-se a pesquisa caracterizando-a como um estudo de caso.  Para a coleta de dados será utilizada uma abordagem quali-quantitativa com três tipos de instrumentos: uma pesquisa documental sobre a empresa estudada, buscando analisar suas ações socialmente responsáveis; uma entrevista com os gerentes da agência bancária e a aplicação de questionários com funcionários, buscando compreender a satisfação profissional relacionada a responsabilidade social praticada pela organização. O estudo encontra-se na fase de coleta de dados, portanto, ainda não tem resultados. Contudo, é possível afirmar que os resultados serão importantes para a organização foco deste estudo avaliar os impactos da adoção da RSC na satisfação dos funcionários. Também trará contribuições para outras organizações, bem como para os estudantes de administração, ao mostrar a importância da adoção de práticas de RSC.

Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível médio