Uso de jogos de tabuleiros modernos como uma ferramenta de ensino

  • Bruno Rosa Pohren Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Guilherme Souza Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Thiago Aschebrock Baptista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Eduardo Meliga Pompermayer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Palavras-chave: Inteligências múltiplas, Ensino, Jogos de tabuleiro

Resumo

Baseado na teoria de inteligências múltiplas de Gardner, na qual ele apresenta sete diferentes tipos de inteligências: linguística; lógico-matemático; espacial; musical; corporal-cinestésica; interpessoal; intrapessoal. Na teoria é apresentada a relevância de cada uma delas na sociedade e defendido que todas têm igual importância. De maneira geral, as escolas e modelos atuais de avaliação estão centradas na exploração e desenvolvimento de apenas inteligências linguísticas e lógico-matemáticas, não abrangendo outras habilidades que algumas pessoas tem grande facilidade de operar. Nesse contexto,surge a oficina de jogos de tabuleiros modernos no IFRS - Campus Canoas, que já está em seu segundo ano. O objetivo principal da oficina é oferecer aos alunos uma oportunidade de desenvolver suas habilidades, podendo ajudar assim na carreira profissional (atual ou futura) e escolar, através do desenvolvimento das inteligências múltiplas. Durante a oficina, que ocorre uma vez por semana, os alunos participantes são orientados sobre as regras e mecânicas dos jogos pelo colaboradores. Os alunos também são incentivados a procurar relacionar a temática dos jogos com as matérias escolares que estão aprendendo. Para que se pudesse qualificar as atividades da oficina, foi realizado um questionário online entre os alunos participantes. Através desses questionários, pudemos perceber que os integrantes da oficina foram capazes de relacionar os jogos com a assuntos de algumas áreas do conhecimento estudados em sala de aula. Também foi possível observar nas respostas dos questionários que os alunos perceberam a presença das inteligências múltiplas nos jogos e através deles é possível desenvolvê-las. Ainda, já foi possível verificar que todos os jogos utilizados desenvolvem pelo menos umas das sete inteligências apresentadas por Gardner. Apesar de ser uma pequena amostragem, pode se verificar que os alunos estão tendo a oportunidade de aprimorar habilidades que futuramente podem ser úteis no meio escolar e profissional. Além desses resultados, a oficina também está proporcionando a integração de alunos de diferentes cursos do campus. A perspectiva do projeto é continuar o seu andamento e buscar uma maior integração com outras áreas de conhecimento com o objetivo de aplicar a atividade em outros momentos além dos encontros semanais.
Publicado
2018-02-20
Seção
[Ensino] Resumos nível médio