Identidades sociais entre os estudantes do ensino médio do campus Bento Gonçalves do IFRS: gênero, religiosidade e participação política
Resumo
A pesquisa busca compreender como estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves, percebem e constroem as suas identidades sociais e percepções sobre o mundo social. São analisadas as concepções desses com relação a assuntos associados a gênero, religiosidade, mídia e participação política, objetivando mapear o perfil dos estudantes. Atualmente, estudantes de ensino médio da sociedade brasileira estão em contato com um contexto de crescente acesso à informação. Além de influências familiares, religiosas e de amigos, os jovens recebem também estímulos de mídia e de movimentos políticos e sociais diversos. Sendo assim, entender de que forma os jovens estão recebendo, assimilando e ressignificando tantas influências é um fator a ser considerado, e faz parte da presente pesquisa. Identificar o perfil dos estudantes permite contribuir para o aprimoramento de estudos acadêmicos sobre juventude, formação e reconfiguração de identidade social, especialmente no que se refere às questões de gênero, religiosidade e participação política. A metodologia utilizada pela pesquisa conta tanto com métodos quantitativos e qualitativos. A primeira fase realizada foi a quantitativa, e nesse caso, fundamenta-se no preenchimento de um questionário por 186 alunos da instituição. Já a etapa qualitativa é constituída pela realização de entrevistas com uma amostra de estudantes, na intenção de obter um aprofundamento das informações coletadas no período anterior. Até o momento foram realizadas seis entrevistas gravadas. É possível identificar como resultados parciais, no quesito de participação política, o fato de existir um contraste envolvido entre o desejo de votar e a ação propriamente dita. Como envolvimento comunicacional, percebe-se que as redes sociais apresentam um papel importante no que diz respeito às formas de acesso a informações por parte dos jovens. Considerando o tópico religiosidade, foi possível observar que a identidade religiosa dos alunos está intimamente ligada com a religiosidade de suas famílias, embora constate-se o rompimento em alguns casos. Por fim, ao que diz respeito ao tema ligado com aspectos de gênero e sexualidade, foi observado que a maior parte dos alunos acredita que gênero classifica o que é considerado "masculino" ou "feminino", e é baseado em um princípio biológico, com ligação ao sexo biológico do indivíduo.