Coleta Seletiva: uma contribuição para sociedade

  • Paula Emanuele Kaspari
  • César Henrique Lauxen
  • Bruna Berres
  • Évelyn Bock
  • Eliane Velasco Simões Portes
  • Téoura Benetti

Resumo

A cada dia que passa as atividades humanas geram mais resíduos sólidos, que afetam diretamente o planeta poluindo o solo a água e o ar. Medidas importantes devem ser tomadas pela sociedade no sentido de minimizar os impactos ambientais em decorrência da alta produção de resíduos, porém muitas são as dúvidas a respeito da redução, reutilização, reciclagem, descarte adequado de resíduos, e tempo de decomposição dos mesmos. Este trabalho pretende mostrar que o ambiente escolar pode agir de forma cooperativa com a sociedade através de um jogo didático. As atividades lúdicas, além de induzirem os alunos a pensar e refletir, auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades aumentando a motivação dos alunos. Este trabalho foi realizado por um grupo composto por quatro alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS-Feliz, tendo a orientação das professoras de Química e Artes. Inicialmente foi realizado um estudo sobre a temática de resíduos sólidos, coleta seletiva e destino dos resíduos. Esta pesquisa teve como referência os livros didáticos na área de ciências, a política nacional de resíduos sólidos e sites da internet. A partir deste estudo de contextualização temática foram selecionadas as questões pontuais do conteúdo didático do jogo. O processo de criação dos jogos envolveu a problemática de como efetivar materialmente e visualmente o jogo. Neste desenvolvimento material, várias linguagens artísticas foram utilizadas: desenho, pintura, colagem, design gráfico, utilização de softwares específicos para tratamento de imagens como o Photoshop e Corel. O desenvolvimento do jogo teve a orientação concomitante das duas disciplinas

envolvidas sendo os que os materiais utilizados nas diversas etapas foram: materiais de suporte ao desenho como lápis, régua, canetas permanentes coloridas, lápis de cor; materiais de pintura como spray acrílico, tinta acrílica, pincéis chatos e redondos, solvente; papéis diversos como papel Paraná, Canson 120, 80 e 75 g/m2 brancos e coloridos, sulfite para impressões e estudos iniciais; papel Contact para o acabamento das cartas e do tabuleiro; outros materiais de suporte como estilete, tesoura, fitas adesivas e cola; e materiais reutilizados como tampas de embalagens de esmalte, garrafas plásticas, um dado e areia colorida. Estes materiais foram utilizados através das linguagens já citadas, sendo acompanhadas do estudo temático. O resultado deste trabalho foi a produção de um jogo didático que esclarece a respeito do descarte correto de resíduos de acordo com o indicado pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio