A origem de um brinde: analisando o comportamento do consumidor de espumantes no Brasil

  • Pablo de Almeida Coutinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS
  • Rafaela Moraes Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS
  • Estela Maris dos Santos Arruda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS
  • Priscila Silva Esteves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Marketing, Espumantes

Resumo

A produção mundial de uvas e vinhos tem sofrido importantes transformações nas últimas décadas, em uma constante procura por especialização nos processos de cultivo de uvas e na produção de vinhos, com o intuito de fornecer produtos de melhor qualidade, que satisfaça cada vez mais a demanda dos consumidores. Nos últimos 10 anos, a comercialização de espumantes finos tem aumentado significativamente no Brasil, demonstrando a relevância deste produto para a economia nacional. Além disso, o terroir de algumas regiões brasileiras favorece a produção de espumantes de qualidade, logo, por estas razões, torna-se importante para o desenvolvimento desse mercado compreender o comportamento do consumidor destes produtos no país. Tendo em vista as mudanças de consumo, torna-se necessário que a captação e fidelização desses clientes sejam feitas através de abordagens de Marketing com base em informações mais exatas a respeito deste tipo de perfil. Com isso, torna-se possível adequar os produtos, o contato por parte das empresas do ramo e as abordagens necessárias, para atender da forma mais completa às expectativas dos clientes. Ainda são poucas as pesquisas empíricas que estudam o consumidor de espumantes no Brasil, geralmente estão focadas em países que possuem uma tradição mais expressiva no que se trata de história e proporção de produção. Quando a abordagem tem o foco no mercado de espumantes, esses estudos científicos tornam-se ainda mais escassos, porém, este é um mercado que está crescendo bastante nos últimos anos, somado a uma melhora na imagem do espumante brasileiro em outros países do mundo, desta forma, é necessário realizar estudos mais aprofundados. Desta forma, o principal objetivo desta pesquisa é compreender como funciona o consumo de espumantes pela população brasileira. Este estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa, com aplicação de 17 entrevistas em profundidade com consumidores de espumantes brasileiros de diversas faixas etárias e rendas, em uma parceria interinstitucional de pesquisadores do IFRS e da UFRGS. Dentre os fatores que interferem na escolha por espumantes e não por outro tipo de bebida, destacaram-se: o fato de ser refrescante e prazeroso e servir para diversas ocasiões. No momento da aquisição do produto, os entrevistados afirmam levar em consideração principalmente: qualidade, preço, marca e destacaram que o consumo ocorre, normalmente, em casa, festas ou ocasiões especiais. Segundo eles, o Brasil é um país muito competitivo na quantidade de espumantes produzidas e, da mesma forma, na sua qualidade. Os resultados também levam a concluir que é importante maiores investimentos que sejam direcionados ao marketing das empresas produtoras de espumantes no país. Os dados obtidos servirão de base à construção de um questionário fechado, com construtos pré-determinados, a ser aplicado a uma amostra de 500 consumidores numa etapa posterior da pesquisa, este permitirá uma generalização das informações devido sua característica metodológica.

Biografia do Autor

Pablo de Almeida Coutinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS

Possui curso Técnico em Administração através do Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Foi bolsista de Pesquisa pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Cursando Tecnologia em Processos Gerencias no Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Estudante de inglês na instituição QI Faculdade & Escola Técnica; Estagiário no Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana.

Rafaela Moraes Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS
Aluna de Tecnologia em Processos Gerenciais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Viamão.
Estela Maris dos Santos Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS
Aluna de Tecnologia em Processos Gerenciais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Viamão.
Priscila Silva Esteves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS
Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo PPGA/UFRGS, Mestrado em Administração (Marketing) pelo PPGA/UFRGS, Especialização em Pedagogia Empresarial pela ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil), Extensão em Formação Pedagógica (Feevale) e Graduação em Administração de Empresas pela UFRGS. É formada em Inglês pelo Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano e em Espanhol pelo Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS. Foi professora de Administração Mercadológica I da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Ministrou diversas disciplinas da Graduação à Distância em Administração (UFRGS), do Pós Graduação em Gestão de Negócios do Banco do Brasil (UFRGS), do Pós Graduação em Administração Contemporânea (UFRGS) e do Pós Graduação em Gestão Bancária do Banrisul (UFRGS). Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Feliz), coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais entre 2013 e 2014 e Diretora de Ensino entre 2014 e 2015 neste mesmo campus. Sommelière Internacional pela FISAR/UCS (2017) e Juiza Internacional para qualificação de vinhos FISAR/UCS (2017). Discente do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFRS (Campus Bento Gonçalves). Atualmente, é professora do IFRS Campus Viamão e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

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Publicado
2019-08-23
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior