Lema Móvel: potencialidades e estratégias na melhoria da educação matemática

  • Cassiane Modesto Brum Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Jordan Thiago Pacheco de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Tauana de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Laboratório de educação matemática, Ensino e aprendizagem, Educação matemática, Formação de professores

Resumo

Existe um paradigma dominante de que as disciplinas das ciências exatas são difíceis ou impossíveis de se aprender. Dentro do currículo escolar básico, a matemática é uma das disciplinas com maior índice de reprovação. É bem provável que uma das causas esteja no fato de que entre o conhecimento físico (visível, palpável, concreto) e o conhecimento matemático (relações que o indivíduo constrói) existe um processo a ser vivenciado.Um dos objetivos do projeto de extensão LEMA MÓVEL – Laboratório de Educação Matemática Móvel, é justamente contribuir para melhoria da qualidade do ensino de matemática , através de  experiências de aprendizagem produzidas a partir da aplicação de propostas didáticas com o uso dos recursos do Laboratório de Educação Matemática do IFRS Campus Canoas. Pretende-se oportunizar e incentivar práticas de ensino e aprendizagem de matemática que favoreçam a construção do conhecimento, através da oferta de momentos de descoberta, criação e construção dos conhecimentos matemáticos por meio da investigação, experimentação e prática de pesquisa na sala de aula. Essas práticas, desenvolvidas por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas e sob a orientação de docentes deste curso, oferecem oportunidades de inserção dos licenciandos na sala de aula para o desenvolvimento de atividades inerentes a sua futura profissão. O projeto Lema Móvel já recebeu a visita de uma outra escola da comunidade para a tarde que recebeu o nome de “Dia D Aprender Matemática”. Neste dia, a escola participou de atividades voltadas para o aprendizado da matemática dentro do IFRS Campus Canoas. Os estudantes fizeram uma visita guiada e com participação em oficinas desenvolvidas pelos bolsistas dos dois projetos (ensino e extensão). Além dessa ação, estão agendadas mais quatro oficinas em escolas do município de Canoas e uma visita guiada pelo campus desta instituição, fechando a agenda do projeto até o mês de dezembro.  Por fim, é esperado que o projeto de extensão Lema Móvel possa contribuir não só com a formação inicial de professores de matemática, como também, com a melhoria da qualidade do ensino de matemática no ensino básico.

Biografia do Autor

Cassiane Modesto Brum, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Licencianda em Matemática
Núbia Lúcia Cardoso Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Canoas. Possui mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou duas pós-graduações em nível de especialização: uma em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande e outra em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduou-se no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Rio Grande. Atualmente atuando nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e no Curso de Licenciatura em Matemática e coordenando o Projeto de Ensino LEMA - Laboratório de Educação de Matemática
Publicado
2019-04-30
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior