O ensino da língua inglesa pela lousa interativa: conexões entre linguagens e tecnologias

  • Milena da Silva Fontana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Juliane Schröeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Cimara Valim de Melo
  • Silvia de Castro Bertagnolli

Resumo

O projeto de pesquisa Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS) apresenta a realização de experimentos com a lousa interativa digital, a fim implementar o uso da dessa ferramenta pedagógica em sala de aula e, assim, promover um maior interesse pela escrita e pela leitura. Para isso, tem realizado experiências que culminaram na elaboração de alguns protótipos pedagógicos, visando criar um banco de dados e possibilidades didáticas. O primeiro deles teve como centro o ensino da Língua Inglesa a partir do trabalho com diferentes versões de uma música. Primeiramente, foram analisadas as possibilidades de interação na lousa com o programa ActivInspire e gerados hiperlinks para o Prezi e o Power Point. Em um segundo momento, foi planejada e elaborada a proposta metodológica, que levou em consideração as habilidades de reading, writing, listening e speaking. Como ação futura, o projeto visa aplicar as propostas elaboradas em turmas dos cursos integrados ao ensino médio do IFRS ? Câmpus Canoas. As experimentações na lousa digital apresentam como resultados parciais a promoção de estratégias que gerem um maior aprendizado por parte de alunos, considerando a interação entre sujeitos, linguagens e tecnologias. A lousa abre diversas ?portas? para o ensino, e o projeto está experimentando algumas delas.

 

Palavras-chave: lousa interativa; ensino-aprendizagem; novas tecnologias.

 

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio