Bolhas na vida de Maria Clara: um objeto educacional abordando as transformações químicas
Resumo
Em geral, os estudantes constroem concepções baseando-se em situações que vivenciam no seu dia-a-dia. Essas concepções acabam por levá-los a compreensões diferentes das cientificamente aceitas, dificultando o entendimento dos conceitos da química. O presente projeto tem como objetivo a criação de um objeto educacional, que aborde as concepções dos estudantes relativas às transformações químicas. Na primeira etapa do projeto, se realizou uma busca por informações a partir de atividades realizadas com alguns alunos voluntários, que cursavam o primeiro ano do ensino médio no campus Canoas. Essas atividades foram todas elaboradas de modo com que fosse possível diagnosticar as concepções dos estudantes, diante de diversas situações que abordassem os conceitos estudados. A análise das concepções apresentadas pelos estudantes permitiu a compreensão dos obstáculos à aprendizagem dos conceitos cientificamente aceitos, os quais estão sendo problematizados no objeto educacional que está sendo desenvolvido. Para a criação do objeto, optou-se pela utilização do software Adobe Flash CS5, o qual permite o desenvolvimento do objeto por meio de uma história, com animações e interatividade. A prototipagem e o roteiro apresentam uma história com situações do cotidiano de estudantes do ensino médio que buscam compreender alguns fatos que ocorrem no seu dia-a-dia.
Palavras-chave: aprendizagem; concepções dos estudantes; ensino de química.