Formação continuada de professores de ciências: demandas e possibilidades

  • Bárbara Gonçalves Fenille Velasco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • José Claudio Del Pino Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Lajeado, RS
Palavras-chave: Formação continuada de professores, Ciências, Instituições públicas de ensino

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa ‘Transformações: a busca

por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino de química’,

e tem como objetivo avaliar as demandas dos professores da educação

básica, nas áreas de ciências e química, para organizar um curso de

formação continuada de professores no Centro Universitário UNIVATES e no

IFRS - Campus Canoas. A partir de experiências anteriores, vivenciadas por

componentes do projeto, em que propostas de formação continuada para

professores de ciências não atenderam aos objetivos propostos, percebeu-se

a importância da realização de um planejamento voltado às necessidades

dos professores das redes públicas que serão o público-alvo do curso que

será ofertado no próximo ano. Desse modo, como estratégia para a

avaliação das demandas dos professores, foi criado um formulário na

plataforma Google Forms dividido em duas sessões: 1°) composta por 8

perguntas relacionadas com as informações gerais do docente, e ainda, com

uma última pergunta em que o professor deve indicar se tem ou não tem

interesse em participar de um curso gratuito de formação continuada de 40

horas; 2°) sessão contemplada com 6 perguntas, sobre disponibilidade de

tempo e assuntos que gostariam de ver no curso, que é respondida somente

por aqueles professores que indicaram o interesse em realizar o curso, ao

responder a primeira etapa. Por se tratar de um projeto em execução,

serão apresentados resultados parciais considerando o número de

professores que responderam ao questionário até o presente momento. São

40 respostas, destas respostas apenas um professor disse que não teria

interesse em participar de um curso de 40h. Dentre os respondentes, 57,5%

dos professores residem em Canoas, 10% em Esteio, 12,5% em Porto Alegre,

12,5% em Sapucaia do Sul, 2,5% em São Leopoldo e 2,5% em Triunfo.  Sobre as

cidades em que trabalham, 55% dos docentes atuam em Canoas, 5% atuam em

Porto Alegre e em Canoas, 17,5% em Esteio, 2,5% em Esteio e Canoas, 15% em

Sapucaia do Sul, 2,5% em Triunfo e Nova Santa Rita. Dentre eles, 70%

trabalham apenas na rede estadual, 2,5% nas redes estadual e municipal e

27,5% trabalham apenas na rede municipal. A maioria dos interessados são

professores de ciências, e têm graduação em biologia e química. Até o

momento, 41% dos professores indicam a segunda-feira como o melhor dia da

semana para participação no curso, e mais da metade das respostas apontam

para o turno da tarde o desenvolvimento das atividades. Em relação ao

principal tema abordado pelo curso, 69,2% dos docentes apontaram para “A

pesquisa como princípio educativo nas aulas de ciências”. Os resultados

obtidos através do formulário permitirão o planejamento e desenvolvimento

de uma proposta de formação continuada, para o período letivo de 2019,

que atenda as necessidades dos professores da educação básica no contexto

apresentado.



Publicado
2019-04-30
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior