Inovação no ensino de sociologia com a utilização de objetos virtuais de aprendizagem.
Resumo
Este trabalho integra as áreas: Sociologia e Informática, utilizando-se de recursos tecnológicos para atrair alunos no estudo e conhecimento da Sociologia, se inserindo neste mundo jovem, mostrando como a sociologia esta presente em vários contextos. Com esta pesquisa percebe-se que o meio de comunicação mais utilizado é a internet, gerando informação e interatividade entre os usuários, busca-se portanto o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, que apresente a sociologia de uma maneira diferente, abordando os temas ao seu redor, sem perder o foco na teoria, onde o público-alvo se mantem orientado esquecendo a tradicional massificação dos conteúdos. Além disso, proporciona inovação no ensino de sociologia para a educação básica, e o desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos. Como objetivo, a análise sociológica para fins didáticos e pedagógicos de produtos culturais tecnológicos, mais especificamente os de cunho audiovisual como clipes musicais, filmes, e fotográfias digitais. A busca pela inserção destes produtos na web, em formato de portal educacional interativo unido com jogo virtual, vídeos e recursos para a turma, para constituir um conjunto de materiais empíricos, servindo de substrato para discussões dos conteúdos próprios da disciplina, dos cursos de nível médio. A análise de objetos de aprendizagem, visam indentificar características que possam ser replicadas para os objetos a serem desenvolvidos, produzindo-os em parceria com o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do IFRS Canoas. Para este trabalho foi estabelecida como metodologia: pesquisa bibliográfia, envolvendo a análise de artigos, de documentos da Sociedade Brasileira de Sociologia e da Sociedade Brasileira de Computação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros etc. Na etapa de levantamento e análise dos documentos oficiais do ensino à sociologia, onde os conteúdos deverão ser ensinados e abordados nos cursos técnicos integrados do IFRS Canoas utilizando-se estes objetos de aprendizagem.
Palavras-chave: sociologia; informática; interatividade.