Livro na sala: histórias de leitura

  • Diego Canto Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas
  • Fabiana Cardoso Fidelis

Resumo

O projeto  "Livro na Sala: histórias de leitura"  investiga trajetórias e vivências de leitura de alunos do ensino médio integrado do IFRS - Câmpus Canoas e de como essas leituras afetaram esses leitores ao longo de suas vidas. A leitura deve ser considerada algo que precisa ser como um hobby, ou seja, um prazer, não uma obrigação. A relação que o leitor tem com o livro depende da postura para leitura, do local e das influências a ele relacionadas. Para que esses relatos possam ser coletados, será realizada uma oficina, dando destaque para os livros impressos. A análise será feita com base em perguntas, tais como: em que condições lê, quem lê, onde lê, para que lê. Usando essas perguntas como base, pretende-se realizar uma espécie de ?caminho literário? realizado pelos participantes da oficina. A pesquisa será baseada nesse questionário, para que, assim, possa ser desenvolvida de modo teórico-prático. Com os caminhos de leitura, será possível traçar um perfil dos gostos literários dos participantes, os quais serão divididos por faixa etária, condição social e escolaridade. Traçando esse perfil, será possível analisar como os três fatores anteriores afetam a forma de ler e a relação leitor e livro. Com isso, será desenvolvida uma aplicação melhor do projeto anterior, “Livro na sala” que visava disponibilizar leitura gratuita e agradável aos leitores. Todas essas análises consideram o livro na sua forma física e tradicional: capa, conteúdo e contracapa. Sendo assim, a relação com modelos mais atuais ou, simplesmente, modelos não ordinários requer uma análise a parte. Essa mudança nos hábitos de leitura vem junto ao avanço tecnológico. Ela inclui postura, gestos e sensações passadas durante a experiência de leitura. Tal relação nunca foi igual, ela sempre mudou de acordo com as necessidades humanas. O homem, por natureza, sempre teve o objetivo de transmitir conhecimento, seja por demonstração ou representação. Antes da escrita, eram usadas pinturas, como as que podem ser encontradas em Lascaux. Essa necessidade foi se tornando cada vez mais maior e, por isso, foi preciso um avanço nas técnicas usadas para armazenamento das informações. Surgiu então a escrita e formas primitivas de armazenamento. Milhares de anos depois,surge o livro como é conhecido hoje. No início, era uma ferramenta elitista, à qual somente uma minoria tinha acesso. Outra diferença é como o conhecimento contido nesses livros era transmitido. Um lia para um grande grupo, livre para interpretação, e os ouvintes eram influenciados pela entonação, ânimo e voz do contador. Atualmente, essa atividade está cada vez mais pessoal. Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas têm acesso a livros, sejam virtuais ou físicos. Apesar de tais eventos serem perceptíveis, muitos ainda se mostram céticos quando à validade da leitura digital. Partindo dessas considerações, esta pesquisa busca retomar histórias de leitura para descobrir como os livros afetam a vida das pessoas, especialmente os livros impressos, os quais, apesar de mais distantes na vida dos jovens, são mais bem recebidos e possuem uma relação clara com o público em questão.

 

Palavras-chave: leitor; caminho literário; histórias de leitura.


 

Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio