POEMA

compartilhando conhecimento e experiência por meio de oficinas

  • Diovana Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Simone Maffini Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Formação Continuada, Professores da Rede Pública de Canoas-RS

Resumo

O Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA), é um projeto de extensão sobre conteúdos de Matemática da Educação Básica, que consiste no planejamento de oficinas pelos docentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas, com o auxílio da bolsista do POEMA. Os participantes são os professores de Matemática da rede pública de Canoas junto com os estudantes de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas. Pensando em contribuir com a melhoria do ensino da Matemática, as oficinas são planejadas com a utilização de materiais manipuláveis, softwares gratuitos de Matemática, resolução de problemas e da modelagem matemática. Em 2019, nos meses de agosto a novembro, serão oferecidas seis oficinas de matemática em seis encontros. Cada encontro terá três horas de duração. As oficinas “Aprendendo a contar”, “Geometria”, “Utilizando pequenos desafios nas aulas de Matemática”, “Geometria com softwares”, “Educação financeira” e “Números decimais”, além de permitirem uma melhor compreensão de conceitos matemáticos, também procuram dar subsídios aos participantes para a construção de novas propostas pedagógicas. É importante destacar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão existente na proposta. A pesquisa é contemplada no momento em que coletaremos informações para a preparação das oficinas e no desenvolvimento do trabalho, desejando um conhecimento mais profundo da realidade, das dificuldades e possibilidades encontradas na rede escolar de Canoas, bem como criando um ambiente oportuno para a reflexão sobre a prática docente e para novas propostas que esta instituição poderá oferecer a esse público. No que tange ao ensino, com o intercâmbio docente, as diferentes práticas e a (auto) capacitação, espera-se que tenhamos melhora na prática docente dos envolvidos. Já a relação de extensão é fortalecida no momento em que membros do IFRS – Campus Canoas e da rede pública de ensino, são convidados ao intercâmbio de conhecimentos, estabelecendo uma parceria na intenção de criarem juntos uma formação continuada.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior