Aprendizagem de conceitos da Administração com jogos digitais
relatos de experiências
Resumo
Introdução: Jogo é uma didática utilizada em escolas de negócios de pouca difusão no Brasil. Os jogos são objetos de estudo da Ludologia e possui tipologia diversa como os esportivos, de sorte, de vertigem e de simulação. Particularmente o jogo de simulação inferencial digital (JSID) se caracteriza por: 1) ser uma simulação que cria um ambiente simulado do mundo de negócios, 2) por apresentar as inferências que os tomadores de decisão (praticantes) planejam, coordenam, controlam e organizam eventos do fenômeno simulado e 3) no formato digital quando implementado em software e praticados em computador. O JSID é uma didática que utiliza métodos ativos que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e estudos da psicologia cognitiva indicam como a abordagem de ensino mais eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais. Estes JSID podem tanto serem desenvolvidos pelas escolas como adquiridos como produtos comerciais prontos para venda (commercial of the shelve – COTS). No projeto foram utilizados JSID de gestão e negócios COTS.Objetivo geral:criar alternativas didáticas para o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais com a prática dos JSID.Objetivos Específicos: 1) Identificar os JSIDCOTS utilizáveis para o ensino de Gestão e Negócios. 2) Identificar as disciplinas e os conteúdos do Curso Técnico de Administração que podem ser trabalhados com os JSID de negócios. 3) Aplicar os JSI digitais em Oficinas em Laboratórios de Informática nos mais diversos públicos. 4) Avaliar a validade dos JSI digitais como abordagem didática paralela às atividades letivas. 5) Analisar a didática para o público leigo e especialmente para todos os indivíduos no amplo espectro das habilidades e de limitações permanentes. 6) Relatar as experiências de aprendizagem com os JSID COTS. Metodologia: Pesquisa Bibliográfica e Ludografica dos JSID existentes no mercado. Relato de Experiências em oficinas práticas desenvolvidos em laboratório de informática e com o uso de JSID COTS em diversas temáticas:gestão de negócios,civilização, gestão de cidades e transporte &logística.Resultados:Foram identificados os JSID COTS Lemonade Stand e Lemonade Tycoon que tem aderência aos conteúdos de Marketing e estratégica competitiva. Foi verificado que ambos se experimentou decisões relativas ao Mix de Marketing “ 4Ps “ (Produto, Preço, Praça e Promoção) de Kotler e de estratégia competitiva de liderança em custos ou diferenciação de Porter.Considerações Relevantes: das práticas dos jogos digitais constatou-se a possibilidade de identificação de construção de conceitos da Administração por um método ativo em detrimento de uma abordagem puramente teórica tornando assim mais interativa,crítica e lúdica a aprendizagem. Didática que possibilita operar os e desenvolver de forma crítica as competências de planejamento, organização, coordenação e controle.Apoio: oficinas permanentes de cultura, oficinas de jogos no ensino, e a da Oficina de Estudos Estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
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