TransformAÇÕES

a formação de um grupo de estudos para aprender conceitos da química

  • Francisco Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Ensino, grupo de estudos, quimica

Resumo

O presente trabalho é resultado das ações de um projeto de ensino que visa criar um espaço onde os alunos do IFRS - Campus Canoas possam estudar temas de química. Os temas abordados preferencialmente não fazem parte da proposta curricular dos cursos integrados, ou, não são estudados com o mesmo aprofundamento durante o período de aula. Como estratégia inicial, foi disponibilizado aos estudantes dos cursos técnicos integrados da tarde um questionário, com o propósito de conhecer o perfil dos interessados, assim como seus temas de interesse e suas dificuldades, além das motivações em relação à disciplina de química. Como resultado, foram obtidas 23 respostas. Dessas respostas, foram indicados 8 temas. Dentre eles, os que mais apareceram foram: explosivos, radioatividade, a química do corpo humano e hormônios. Entre as dificuldades relatadas, estavam a visualização de conceitos microscópicos e seu entendimento, assim como a necessidade de ter que decorar termos técnicos específicos em pouco tempo. Como melhores dias da semana para os encontros foram indicadas as segunda, quartas e sextas-feiras, com igual interesse pelo turno da manhã (entre 10h e 11h30) e pelo horário do final da tarde (entre 18h30 e 20h). Assim, foram organizados encontros quinzenais, em dois horários distintos para que os estudantes possam participar em diferentes turnos. Foi utilizado um método de inscrição, onde os alunos interessados manifestavam interesse e se inscreviam com o bolsista, para  permitir o planejamento dos encontros; ajudando na produção de materiais e definição do melhor espaço para a realização das atividades. Todavia, percebeu-se que há uma divergência entre o número de inscritos e o número de participantes, pois o número de alunos inscritos acaba sendo maior que o de presentes (no primeiro encontro foram 78 inscritos, e apenas 12 alunos presentes, somando os dois horários). Dessa forma, optou-se por fazer a divulgação dos encontros, sem necessidade de inscrições. Como o projeto está em andamento, salienta-se que até o momento foram realizados encontros com três temas, ácidos e bases, explosivos e radioatividade. Cabe destacar que, em função da diminuição de estudantes no turno da manhã, pretende-se, a partir do quarto tema, oferecer apenas o horário do final da tarde. Como forma de avaliar as atividades realizadas, ao final de cada encontro, os estudantes respondem a um pequeno questionário e até o momento, os resultados mostraram avaliações positivas quanto as metodologias utilizadas. Estas que variaram entre projeções de slides, apresentação de problemáticas, demonstrações de processos e casos históricos sobre os temas.

Referências

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Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio